Torcida do Botafogo-PB denuncia suposto ato de racismo de próprio torcedor na final do Paraibano
Reprodução

Futebol

Torcida do Botafogo-PB denuncia suposto ato racista de próprio torcedor na final do Paraibano

Publicado em 16/05/2022 14h11

Um torcedor do Botafogo-PB foi flagrado cometendo suposto ato de racismo na primeira partida da final do Campeonato Paraibano 2022, no último sábado(14), entre o Botafogo-PB e Campinense, no estádio Almeidão. A partida terminou com vitória do Campinense por 2 a 1.

O ato foi flagrado por uma câmera. O torcedor teria se dirigido a integrantes do grupo do Campinense presentes no estádio, acenado e proferido o xingamento ‘macaco’.

O crime foi denunciado por próprios torcedores do Belo, integrantes da ‘Setor 31’, uma das torcidas da equipe paraibana. Os torcedores repudiaram o ato.

O clube se manifestou sobre o caso. O torcedor foi identificado e será excluído do quadro de sócios do Botafogo. Um boletim de ocorrência foi registrado, segundo a nota.

Veja a nota do Belo

Vale lembrar que pelo Campeonato Brasileiro da Séria A, o Jogo entre o Internacional de Porto Alegre e Corinthians realizado também no ultimo sábado(14) o volante Edenilson, do Internacional, acusou o lateral-direito português Rafael Ramos, do Corinthians, de racismo durante a partida entre os times, neste sábado, no Beira-Rio, pelo Brasileirão.

Edenilson relatou ao árbitro Bráulio da Silva Machado que foi chamado de ‘macaco’ no segundo tempo. Rafael Ramos negou e disse que falou “foda-se, caralho” em uma disputa de bola com o adversário. A acusação está relatada na súmula da partida. O jogador também se manifestou nas redes sociais.

– Eu procurei o atleta para que ele assumisse e me pedisse desculpas, afinal todos erramos e temos direito de admitir, no meu modo de ver as coisas. Mas o mesmo continuou a dizer que eu havia entendido errado. Eu não entendi errado, o procurei pelo respeito que tenho por alguns integrantes do Corinthians e para que ele pudesse ter uma chance de se redimir – relatou.

Depois da partida, o jogador colorado prestou depoimento e registrou o incidente junto à Polícia Civil.

Rafael Ramos foi preso em flagrante pela Polícia no Beira-Rio, mas acabou liberado após prestar depoimento e pagar fiança de R$ 10 mil. Antes de deixar o estádio, ele fez um pronunciamento:

– Eu estou aqui com a consciência e cabeça limpa para explicar o que aconteceu. Foi puramente um mal entendido entre mim e o Edenilson. No fim do jogo estive com ele e tivemos uma conversa tranquila, onde expliquei o que tinha acontecido. Ele explicou o que realmente entendeu, que não é verdade. Eu expliquei a verdade daquilo que eu tinha dito. Foi isso que aconteceu. Tivemos uma conversa tranquila. Ele mostrou um receio de se passar por mentiroso, e aí eu falei que ele não é um mentiroso, apenas entendeu as palavras erradas. Apertamos a mão e desejei ele boa sorte – declarou.