Renato Gizzi/Photo Premium/Gazeta Press
Renato Gizzi/Photo Premium/Gazeta Press

Futebol

Dorival Júnior é anunciado como novo treinador da seleção brasileira

Publicado em 10/01/2024 19h10

Dorival Júnior foi oficialmente anunciado como novo treinador da seleção brasileira pela CBF. A decisão de deixar o São Paulo foi comunicada pelo técnico no último domingo, e a apresentação ocorrerá em coletiva nesta quinta-feira, às 15h (horário de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

O treinador de 61 anos será acompanhado pelos auxiliares Lucas Silvestre, seu filho, e Pedro Sotero, junto com o preparador físico Celso Rezende. Após a demissão de Fernando Diniz, Dorival Júnior tornou-se o principal alvo da CBF, recebendo contatos nos últimos dias e aceitando o convite para liderar a seleção brasileira no ciclo da próxima Copa do Mundo.

Apesar das incertezas devido às disputas políticas na CBF, Dorival Júnior decidiu assumir o desafio. Sua estreia está marcada para a data Fifa de março, em amistosos contra Inglaterra, no dia 23, e Espanha, no dia 26. Ele substitui Fernando Diniz, que teve um breve período na Seleção, deixando o Brasil na sexta posição das Eliminatórias.

Dorival Júnior, natural de Araraquara, teve uma carreira como jogador atuando como volante, ganhando destaque nos clubes Grêmio e Palmeiras nos anos 80 e 90. Como treinador, passou por diversos clubes, conquistando títulos como a Copa Libertadores e três vezes a Copa do Brasil, além de um título da Série B.

A CBF enfrentou uma turbulência nos bastidores devido a uma disputa jurídica. Ednaldo Rodrigues, recolocado na presidência pelo Supremo Tribunal Federal, havia sido destituído pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Uma comitiva da Fifa manifestou apoio a Ednaldo, enquanto a entidade viveu momentos de tensão nos bastidores, incluindo a possibilidade de uma nova eleição para o cargo de presidente. Após um encontro entre o presidente da CBF e presidentes de federações, a tensão foi amenizada.