Por recomendação do MPPB, torcida do Náutico não poderá entrar no Almeidão para jogo contra o Bota-PB pelo Nordestão
Divulgação

Futebol

Por recomendação do MPPB, torcida do Náutico não poderá entrar no Almeidão para jogo contra o Bota-PB pelo Nordestão

Publicado em 23/03/2022 06h08

Pela Copa do Nordeste, nesta quarta-feira (23), às 20h, no estádio Almeidão em João Pessoa. O jogo entre Botafogo-PB x Náutico, contará com a torcida alvirrubra, mas uma condição foi imposta. O presidente do Botafogo-PB, Alexandre Cavalcanti, informou que haverá a venda de ingressos para os torcedores do Náutico, mas que as pessoas que estiverem caracterizadas com as cores e camisas do Timbu não poderão entrar no estádio.

Segundo a recomendação, devem ser impedidos torcedores do clube Náutico portando qualquer item que possam identificá-los como tal, a exemplo de camisas, do clube, charangas, bandeiras ou faixas.

Isso porque, o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do Ministério Público da Paraíba recomendou à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros que adotem as providências para impedir que torcedores caracterizados pelas cores do Clube Náutico adentrem ao jogo em questão.

De acordo com o coordenador do Nudetor, procurador de Justiça Valberto Lira, a recomendação foi expedida em razão de notícias que chegam ao Nudetor e à Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios dando conta de que corriqueiramente torcidas ligadas pelas cores ao clube Náutico têm se envolvido em atos de violência e vandalismo.

Na recomendação, o procurador destaca que o Estatuto do Torcedor estabelece que a “torcida organizada que, em evento esportivo, promover tumulto, praticar ou incitar a violência ou invadir local restrito aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas será impedida, assim como seus associados ou membros, de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até três anos”.

Além disso, conforme o estatuto, a torcida organizada “responde civilmente, de forma objetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer dos seus associados ou membros no local do evento esportivo, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta para o evento”.

Reunião

Nesta terça-feira (22/03), foi realizada uma reunião do Nudetor com representantes da PM e do Corpo de Bombeiros para discutir a segurança dos jogos. Durante a reunião foi definido que as partidas entre CSP e Treze, no próximo sábado (22/03), no Almeidão, e entre Nacional X Campinense, no dia 02 de abril, em Patos, terão torcida apenas do time mandante. 

Conforme o procurador Valberto Lira, após a publicação da tabela das fases seguintes do Campeonato, serão feitas avaliações pelos órgãos de segurança e Nudetor com possibilidade de jogos sem torcidas. “O acompanhamento que é feito constantemente pela PM, Bombeiros e MP poderá resultar nessa possibilidade”, comentou.