Botafogo-PB perde nos pênaltis para o Náutico  e está fora do Nordestão
Guilherme Drovas

Futebol

Botafogo-PB perde nos pênaltis para o Náutico e está fora do Nordestão

Publicado em 24/03/2022 07h21

No estádio Almeidão, a chuva aumentou o clima dramático da decisão das quartas de final da Copa do Nordeste de 2022. Na noite de quarta-feira (23), Botafogo-PB e Náutico fizeram uma partida disputada, o Timbu teve um jogador expulso, o Belo abriu 1 a 0 com Leilson mas, no fim da segunda etapa, Júnior Tavares, de pênalti, deixou tudo igual. E coube ao lateral-esquerdo alvirrubro cobrar o pênalti decisivo para classificar o time pernambucano para a semifinal, onde enfrentará o Fortaleza, fora de casa.

O primeiro tempo foi muito truncado. Ainda sem chuva em João Pessoa, as duas equipes brigavam muito no meio-campo e os goleiros pouco trabalhavam. Mandante do jogo, o time da Maravilha do Contorno tinha mais posse de bola e ficava mais no ataque, porém sem conseguir finalizar com perigo.

As duas melhores oportunidade foram dos pernambucanos. Aos 39 minutos, Jean Carlos cobrou falta da intermediária e obrigou Luís Carlos a buscar a bola que ia no seu ângulo direito. Dois minutos mais tarde, o camisa 10 apareceu novamente, desta vez tabelando com Leandro Carvalho, e batendo de canhota no canto direito para o arqueiro do Belo desviar para escanteio.

Na vota para o segundo tempo, parece que a conversa no vestiário deu um choque no time do Botafogo-PB, porque logo aos 2 minutos Bruno Ré cruzou muito bem da esquerda e por centímetros Gustavo Coutinho não conseguiu completar para o gol. Três minutos depois Leilson cobrou escanteio da esquerda e quase marcou olímpico, mas Lucas Perri desviou no segundo pau e mandou para a linha de fundo.

Aos 13 minutos, após contra-ataque puxado por Luís Carlos, Leilson ia sair em velocidade na cara o goleiro adversário, mas Richard Franco fez a falta no meio-campo, tomou o segundo amarelo por se tratar de uma oportunidade clara de gol, e acabou expulso de campo.

Na cobrança da falta, feita por Elias, Alessandro apareceu no meio da área para desviar de pé canhoto, estufando as redes para a festa da torcida botafoguense. Entretanto, o VAR assinalou impedimento do jogador na hora da batida, e o gol foi anulado.

Com um homem a mais, o Belo seguiu tentando pressionar e, aos 26 minutos, Gustavo Coutinho apareceu de surpresa na esquerda e cruzou para o meio da pequena área. O arco que a bola fez tirou ela do goleiro, e Leilson desviou para abrir o placar da partida.

O jogo parecia controlado e a classificação do time da estrela vermelha estava encaminhada. Entretanto, aos 38 minutos, Gabriel Piu fez em Pedro Vitor na entrada da área, no canto esquerdo. Júnior Tavares cobrou, a bola desviou na barreira e tirou as chances de defesa de Luís Carlos deixou tudo igual no marcador, levando a decisão para os pênaltis.

Pênaltis

Debaixo de um verdadeiro toró, as penalidades máximas foram cobradas. O Botafogo-PB converteu com Gustavo Coutinho, Leilson e Adilson Bahia, mas Ratinho e Bruno Ré desperdiçaram. Pelo Náutico, Juninho Carpina desperdiçou, mas Pedro Vitor, Hereda, Amarildo e Júnior Tavares garantiram a classificação.

Ficha técnica

Botafogo-PB 1 x 1 Náutico (Pênaltis 3 x 4)

Copa do Nordeste 2022
Quartas de final – jogo único
Estádio: Almeidão (João Pessoa)

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ); Nailton de Oliveira (CE) e Eleutério Felipe (CE); VAR: Caio Max Vieira (RN)

Gols: Leilson (B); Júnior Tavares (N)
Cartões amarelos: Paulo Vitor (B); Richard Franco, Amarildo (N)
Cartão vermelho: Richard Franco (N)

Botafogo-PB: Luís Carlos, Elias, Gabriel Yanno, Paulo Vitor, Bruno Ré; Diego Gomes (Adilson Bahia), Tinga (Adriano Júnior), Alessandro (Gabriel Piu); Leilson, Nicolas (Ratinho) e Gustavo Coutinho. Técnico: Gerson Gusmão.

Náutico: Lucas Perri, Hereda, Wellington, Carlão, Júnior Tavares; Richard Franco, Wagninho (Amarildo), Jean Carlos (Juninho Carpina); Leandro Carvalho (Ralph), Ewandro (Pedro Vitor) e Léo Passos (Djavan). Técnico: Felipe Conceição.