Resultado preliminar do concurso da PMPB e Corpo de Bombeiros da Paraíba é divulgado nesta quarta-feira
Reprodução

Policial

Resultado preliminar do concurso da PMPB e Corpo de Bombeiros da Paraíba é divulgado nesta quarta-feira

Publicado em 22/11/2023 11h00

Nesta quarta-feira (22), foi divulgado o resultado preliminar das provas objetivas e discursivas do Concurso para Formação de Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba. Os gabaritos preliminares e os espelhos de cada prova foram disponibilizados no site da organizadora em 29 de outubro, data da realização das provas. O certame oferece 1.100 vagas, sendo 900 para a Polícia Militar e 200 para o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba desta quarta-feira, o resultado preliminar e a classificação preliminar estarão disponíveis no site da organizadora. Os candidatos terão a oportunidade de interpor recursos entre 10h do dia 23 de novembro e 17h do dia 24 de novembro, utilizando a aba “Recursos” no site da organizadora.

O concurso registrou 63.437 candidatos inscritos, divididos em 57.892 para a Polícia Militar e 5.306 para o Corpo de Bombeiros. Uma ausência de 21% foi observada, totalizando 13.574 candidatos que faltaram às provas e foram eliminados. As avaliações ocorreram nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Guarabira e Cabedelo.

Concorrência e Inscrições

Dos inscritos, 44.331 homens e 13.561 mulheres se candidataram para a Polícia Militar, enquanto 4.934 homens e 1.372 mulheres se inscreveram para o Corpo de Bombeiros Militar. João Pessoa liderou com 23.427 inscrições, seguida por Patos (11.673), Campina Grande (9.960) e Guarabira (4.475).

O concurso exige ensino médio completo e oferece remuneração inicial de R$ 4.206,87, além de adicionais de plantão extra e gratificações específicas de funções. Os candidatos aprovados poderão escolher a regional para prestar serviço entre as quatro disponíveis na Paraíba, com sedes em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira.

Requisitos e Provas

Os candidatos do sexo masculino devem ter altura mínima de 1,60 m, enquanto as candidatas do sexo feminino precisam ter 1,55 m. Ambos devem ter entre 18 e 32 anos no ano da matrícula no curso de formação, além de atender a outros requisitos especificados no edital.

O processo seletivo ocorre em quatro fases:

  1. Exame intelectual, com provas objetiva e discursiva (realizado em 29 de outubro)
  2. Exame psicológico
  3. Exame de saúde
  4. Exame de aptidão física

Os candidatos classificados em até quatro vezes o número de vagas terão suas redações corrigidas. Aqueles que forem aprovados na redação passarão para a próxima fase, que é o exame psicológico.

O edital completo do concurso PMPB e dos Bombeiros está disponível para consulta.