Polícia Federal realiza operação contra segurança privada irregular em obras de Campina Grande
Divulgação

Policial

Polícia Federal realiza operação contra segurança privada irregular em obras de Campina Grande

Publicado em 16/04/2024 13h10

A Polícia Federal deflagrou na manhã da última sexta-feira (12), mais uma operação policial que visa a repressão das atividades de segurança privadas sem a devida autorização da Polícia Federal.

Foram fiscalizadas obras do Hospital de Clínicas e do Centro de Convenções de Campina Grande, e em ambos os canteiros de obras foi constatada a presença de segurança patrimonial irregular.

Com a comprovação das irregularidades, os policiais encerraram as atividades nos dois locais, tendo sido autuadas a empresa contratante e a empresa contratada, e paralisados os serviços.

No mesmo dia, a construtora substituiu a empresa irregular por uma empresa especializada e com autorização de funcionamento emitida pela Polícia Federal, como exige a Lei nº 7.102/83.

A Polícia Federal orienta que, antes de contratar, certifique-se de que a empresa está autorizada a desempenhar o serviço. O serviço de segurança e vigilância patrimonial, armada ou não, exige autorização legal para o seu funcionamento. Empresas irregulares que fazem escolta armada têm responsabilidade criminal por porte ilegal de armas, de acordo com a Lei 10.826/03, caso forneçam ou permitam o uso de armas de fogo pelo trabalhador irregular.

As fiscalizações irão continuar abrangendo todo o Estado.