Sede da Sudema, no bairro do Tambiá, em João Pessoa,
Reprodução

Policial

Operação investiga suposto esquema de corrupção na Sudema, em João Pessoa

Publicado em 20/09/2022 07h53

Oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na manhã desta terça-feira (20) em uma operação que apura a existência de um esquema de corrupção na Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema). A “Operação Licença” cumpre os mandados nas residências das pessoas investigadas e também na sede da Sudema, no bairro do Tambiá, em João Pessoa.

Articulada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), a operação conta com reforço de equipes das forças de segurança da Paraíba, como as polícias Civil e do Grupo de Operações Especiais (GOE) – do MPPB.

De acordo com a investigação, servidores públicos em atuação na Sudema estariam cometendo fraudes e facilitação em processos destinados à concessão de licenças ambientais, mediante o recebimento de vantagens indevidas. São apurados os crimes de corrupção, organização criminosa e crimes ambientais.

As pessoas investigadas são técnicos que atuam nos processos de licenciamento ambiental na autarquia, bem como despachantes que articulam pessoalmente com esses servidores nos casos de interesse, negociando também os valores das supostas propinas.

A Sudema é um órgão público ligado ao Governo da Paraíba responsável pela execução da política de proteção e preservação do meio ambiente.