"Operação Feira de Mangaio" cumpre mandados em João Pessoa e Cabedelo contra fraudes e desvio de recursos públicos
Divulgação

Policial

“Operação Feira de Mangaio” cumpre mandados em João Pessoa e Cabedelo contra fraudes e desvio de recursos públicos

Publicado em 23/02/2022 09h36

Deflagrada na manhã desta quarta-feira (23), a Operação denominada “Feira de Mangaio” cumpre oito mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa e Cabedelo. O objetivo é apurar irregularidades na contratação de um grupo de empresas por órgãos públicos do estado da Paraíba, bem como investigar fraudes em procedimentos licitatórios e desarticular o grupo responsável pelas contratações.

São 66 policiais civis e militares que estão nas ruas para dar cumprimento aos mandados. O trabalho é realizado em parceria entre o Ministério Público da Paraíba, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado (TCE/PB) e a Secretaria da Fazenda do Estado da Paraíba (Sefaz).

A ação tem como objetivo combater fraudes em processos de contratação, realizados pelos municípios com as empresas para o fornecimento de produtos e/ou prestação de serviços diversos, a exemplo do fornecimento de material esportivo, utensílios de cozinha, postes de concreto armado, até serviços de instalação de ar condicionados e de assessoria de comunicação e imprensa, grande parte durante a pandemia.

De acordo com as investigações, as irregularidades podem ter acarretado desvios de recursos em áreas como saúde e educação.