Operação desarticula grupo que se passava por ministros do governo federal e cumpre mandado em João Pessoa
Reprodução

Policial

Operação desarticula grupo que se passava por ministros do governo federal e cumpre mandado em João Pessoa

Publicado em 07/11/2023 09h31

Na manhã desta terça-feira (7), a Polícia Civil executou mandados de busca e apreensão em João Pessoa e no Recife, capital de Pernambuco, direcionados a suspeitos que se faziam passar por ministros do governo Lula (PT) com o intuito de cometer golpes. A ação foi batizada de ‘Alto Escalão’.

Em João Pessoa o mandado foi cumprido no bairro de Valentina.

De acordo com a investigação, a quadrilha criava perfis falsos no WhatsApp, utilizando fotos e informações dos colaboradores do presidente da República, para contatar diretores e presidentes de entidades públicas e privadas. O propósito principal era solicitar auxílio, especialmente financeiro, em circunstâncias específicas.

“Geralmente com o pretexto de ajudar terceiras pessoas, os falsos ministros contatavam as vítimas e lhes pediam que realizassem transferências via PIX para alguma pessoa necessitada”, diz a Polícia Civil.

Em uma das situações registradas, um suspeito se passou por um ministro e entrou em contato com o presidente de uma associação comercial em São Paulo. Durante a conversa em que o golpe foi perpetrado, o criminoso solicitou uma transação financeira, prometendo reembolsá-la posteriormente.

Até o momento, segundo a Polícia Civil, os seguintes ministros foram alvos dos criminosos:

  • Juscelino Filho, ministro das Comunicações
  • Camilo Santana, ministro da Educação
  • Renan Filho, ministro dos Transportes
  • Rui Costa, ministro da Casa Civil
  • Luiz Marinho, ministro do Trabalho
  • Carlos Lupi, ministro da Previdência Social