Varíola dos macacos foto---Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz
Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz

Saúde

Sobe para 11 o número de casos confirmados de varíola dos macacos na Paraíba

Publicado em 08/09/2022 19h22

Subiu para 11 o número de casos confirmados de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, na Paraíba. A informação é do boletim da Secretaria de Estado da Saúde, atualizado na noite desta quinta-feira (8). A Paraíba tem 60 casos ainda em investigação e um classificado como “provável”. Até a última terça-feira (6), sete casos estavam confirmados.

Em todo o Estado, foram feitas 162 notificações de casos suspeitos. Um é considerado provável. Outros 90 foram descartados e 60 estão em investigação.

Dos casos confirmados, dois são de pacientes do sexo feminino e nove do sexo masculino. Nove pacientes moram em João Pessoa e dois em Cabedelo.

A faixa etária com maior número de casos confirmados é a de 30 a 39 anos.

Segundo investigação dos municípios, até o momento, apenas três pacientes tiveram contato com pessoas oriundas de São Paulo.

Os pacientes com casos confirmados na Paraíba não foram hospitalizados. O estado de saúde deles está sendo acompanhado pelos serviços de saúde dos municípios em que moram.

A SES-PB alerta que quem apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, glândulas inchados, calafrios e exaustão com pelo menos 1 a 3 dias de sintomas, além de começar a aparecer lesões na pele, pode-se suspeitar da varíola dos macacos e procurar uma unidade de saúde.