Partícula do vírus da varíola dos macacos — Foto: BBC Brasil
BBC Brasil

Saúde

PB passa de 50 casos suspeitos de varíola dos macacos, diz Secretaria de Saúde

Publicado em 23/08/2022 10h46

Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) divulgou, na segunda-feira (22), um novo boletim sobre notificações de casos suspeitos, descartados e confirmados da varíola dos macacos no estado. A Paraíba totaliza 70 casos, sendo 1 confirmado, 17 descartados e 52 em investigação.

Conforme a SES, a maioria dos casos notificados e em investigação são em João Pessoa. São 38 no total, sendo 1 confirmado, 10 descartados e 29 em investigação.

Dos 223 municípios, 20 têm pelo menos 1 caso em investigação. A cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa, tem 4 casos em investigação e 2 descartados. Em Campina Grande 3 casos estão sendo investigados.

Entre todos os casos notificados, 41 são homens e 29 são mulheres. A maioria está com pessoas de idade entre 20 e 29 anos, inclusive o caso já confirmado para a doença.

Atendimento

Para atendimento médico em caso de suspeita, a secretária de Saúde da Paraíba, reforça que além das unidades de atenção básica (UBSs), as unidades de pronto atendimento (UPAs) devem receber pacientes com suspeita da varíola dos macacos. Os profissionais seguirão o protocolo clínico para assistência, conduta, notificação e orientações para isolamento domiciliar ou regulação dos casos que precisem de assistência hospitalar. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. Usualmente, há fases com início de febre de 1 a 3 dias, com surgimento de erupções. A doença é autolimitada, mas pode ser grave em alguns grupos, como: crianças, gestantes ou imunossuprimidos.

Conforme a Nota Informativa, não há um tratamento específico para a infecção pelo vírus Monkeypox.
Os sintomas tendem a desaparecer naturalmente. Porém pacientes com a doença podem exigir cuidados clínicos sintomáticos ou de suporte para prevenir e ou controlar a doença e complicações graves.