Homem fazendo gestos obscenos e chamando alguém de macaco
Reprodução

Geral

Polícia Civil inicia investigação de injúria racial em jogo entre Botafogo-PB e Campinense

Publicado em 18/05/2022 14h59

Polícia Civil da Paraíba iniciou, nesta quarta-feira (18), as investigações sobre o suposto caso de injúria racial durante uma partida de futebol no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O caso aconteceu no último sábado (14), durante a primeira partida pela final do Campeonato Paraibano, disputada pelo Botafogo-PB e Campinense.

Ao Portal T5, o delegado Marcelo Falcone, responsável pela delegacia especializada no combate a crimes raciais, disse que recebeu o procedimento nesta quarta e deu inicio às investigações sobre o caso. Ainda segundo ele, algumas pessoas devem ser intimadas e ouvidas nos próximos dias.

De acordo com o delegado, o homem que aparece em um vídeo divulgado nas redes sociais, fazendo gestos obscenos e chamando alguém de macaco, será chamado para prestar depoimento e deve ser indiciado por injúria racial. O suspeito era torcedor do Botafogo-PB.

Injúria racial é crime

Atualmente, a injúria racial está tipificada no Código Penal. Para quem ofende a dignidade de outra pessoa utilizando elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, entre outros, é prevista pena de reclusão de um a três anos e multa.