Carro ficou completamente destruído após ser esmagado por caminhão na BR-230, em Santa Rita, Grande João Pessoa — Foto: Ewerton Lima/TV Cabo Branco
Ewerton Lima/TV Cabo Branco

Geral

Motorista tem carro esmagado por caminhão mas sai ileso na BR-230

Publicado em 15/08/2022 10h02

Um motorista de 33 saiu ileso de um acidente em que o carro dele ficou completamente destruído após ser atingido por um caminhão, no início da manhã desta segunda-feira (15), na BR-230, na Região Metropolitana de João Pessoa. O homem dirigia sozinho e foi resgatado por motociclistas que conseguiram dobrar a porta do carro e retirá-lo pela parte de cima.

O acidente aconteceu por volta das 7h, na ladeira que liga as BRs 230 e 101, no sentido Santa Rita – Bayeux. O motorista, Vandilson José dos Santos, mora em Pedras de Fogo, mas trabalha como caseiro em João Pessoa, durante a semana. Ele contou como aconteceu a colisão e o resgate.

“Quando eu cheguei aqui na ladeira, o trânsito estava parado. Eu liguei o pisca alerta, quando parei, mas de repente só senti o impacto. Fui me comprimindo dentro do carro sem entender nada, rezando para o caminhão parar e pensando: ‘meu Deus, não vai parar não?’. Quando parou, só senti o cheiro de gasolina. Eu me preocupei por causa do vazamento e porque sei que demora para chegar o socorro e eu estava meio preso, mas então alguns meninos que estavam de moto chegaram, puxaram a porta, me puxaram e graças a Deus eu estou aqui para contar a história”, explicou.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente pode ter sido causado pelo caminhão que descia a ladeira provavelmente em uma velocidade incompatível com a via e com o horário. Ele chegou a atingir outros dois veículos antes de bater no carro de Vandilson. O inspetor Walter Mota, que atendeu a ocorrência, conta que se impressionou quando chegou ao local e percebeu que o motorista não tinha ferimentos.

“Quando vimos a situação, esperávamos um corpo ali. Não imaginávamos que alguém sairia vivo e ainda mais ileso”, disse o policial.

O motorista do caminhão, Antônio Assis, também ficou surpreso com a situação. Ele explicou que saiu de Campina Grande, com uma carga de bebidas, com destino a Natal, no Rio Grande do Norte. Ele explica que foi atingido por outro veículo antes do caminhão descer a ladeira, e que procurou atingir a mureta para não bater em outros carros, mas que não conseguiu desviar do veículo de Vandilson.

“Quando parei, eu fiquei sentado um pouco, preocupado com o rapaz do carro, mas quando eu vi os meninos tirando ele, eu desci, dei um abraço nele e a gente se alegrou junto, porque não aconteceu nada de grave com ele”, disse Antônio.

Vandilson, emocionado, informou que tem dois filhos, conta que nasceu de novo e que agora tem duas datas para comemorar no mês de agosto, já que vai completar 34 anos no próximo dia 24.

Vandilson dos Santos escapou ileso do acidente, e mostra terço que esta com ele no momento da colisão — Foto: Ewerton Lima/TV Cabo Branco

Depois que eu saí do carro eu fiquei nervoso, porque o pessoal ficou perguntando ‘quem morreu ali?’ e foi aí que eu vi a situação do carro, que realmente não vai prestar para mais nada, mas graças a Deus eu só tenho a agradecer. O que aconteceu ou o que deixou de acontecer, pouco importa para mim. É mais um testemunho que tenho a dar, minha dívida com Deus já tá grande”, contou.

Até por volta das 8h30 o trânsito permanecia lento no trecho, que teve uma das faixas interditada por causa do vazamento de óleo e combustível do carro. O Corpo de Bombeiros foi chamado para evitar futuros acidentes e a PRF orienta os motoristas no local, até a retirada dos veículos.