foto---- Antonio Vieira/TV Cabo Branco
Antonio Vieira/TV Cabo Branco

Cidades - Geral

Caminhão derruba postes e deixa milhares de unidades consumidoras sem energia elétrica, em João Pessoa

Publicado em 17/01/2024 09h58

Cerca de 8 mil unidades consumidoras do bairro do Gramame, na Zona Sul de João Pessoa, foram afetadas por uma interrupção no fornecimento de energia elétrica após um incidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira (17). Um caminhão caçamba derrubou dois postes e danificou outros dois, resultando na queda da rede elétrica.

Segundo relatos de moradores, o acidente ocorreu por volta das 5h, na Avenida Cícera Batista de Luna, que leva à Perimetral Sul. Testemunhas afirmam que o motorista, supostamente sob influência de álcool, teria atingido os fios devido à caçamba levantada. O veículo foi abandonado em um terreno baldio.

O porteiro Charles Souza, residente próximo ao local do acidente, descreveu a situação: “Eu estava com minha filha pequena na janela quando ouvimos a pancada e o poste caindo para o lado de cá. As pessoas começaram a correr e só vimos um poste atrás do outro sendo arrastados. Começou a pegar fogo nos fios, o pessoal se assustou muito.”

De acordo com relatos dos moradores, o caminhão, com a caçamba levantada, derrubou os postes e danificou os cabos de energia elétrica ao passar pela rua. Um dos postes chegou a quebrar o muro e cair dentro de um edifício.

A esposa do motorista informou que houve uma discussão na noite anterior, resultando na saída dele de casa embriagado, declarando que iria dormir dentro do caminhão. O veículo foi encontrado abandonado em um terreno baldio no mesmo bairro.

Equipes da Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, estiveram no local para desligar todos os cabos afetados. Até as 8h45, 99% dos clientes tiveram o fornecimento restabelecido após a substituição dos postes danificados.

O motorista do caminhão abandonou o veículo em um terreno baldio após o acidente e fugiu. A Energisa, em nota, informou que suas equipes continuam trabalhando no local para reparar os danos na rede elétrica, sem previsão de normalização.

A empresa também orientou os moradores e motoristas sobre como evitar acidentes após a queda de um poste ou seu impacto por um veículo. Recomendou que, sempre que possível, o condutor permaneça no veículo e acione a Energisa, devido à possibilidade de cabos energizados sobre o veículo ou nas proximidades, o que poderia causar riscos de choque elétrico.