atriz foto--- reprodução
Reprodução

Celebridades

Aracy Balabanian falece aos 83 anos no Rio de Janeiro

Publicado em 07/08/2023 11h23

Aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian faleceu no Rio de Janeiro. Sua morte ocorreu na Clínica São Vicente, localizada na zona sul da capital fluminense. A artista estava internada na Clínica São Vicente, e lutava contra um câncer de pulmão desde o fim do ano passado.

Com uma carreira que abrange mais de cinquenta anos, Aracy Balabanian é notória por seus papéis em novelas e outras produções da TV Globo. Entre suas personagens mais marcantes estão Cassandra, de “Sai de Baixo”, e Dona Armênia, de “Rainha da Sucata”.

Nascida em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 22 de fevereiro de 1940, Aracy Balabanian foi filha de imigrantes armênios. Seu amor pelo teatro floresceu quando suas irmãs mais velhas a levaram para assistir a uma peça do dramaturgo Carlo Godoni, em São Paulo. Naquele momento, aos 12 anos de idade, ela soube que queria ser atriz, apesar das dificuldades que previa.

Ela lembra que na época enfrentava resistência de seu pai, pois ser atriz não era bem visto, tanto na televisão quanto no teatro. Entretanto, aos 14 anos, enquanto estudava no Colégio Bandeirantes em São Paulo, ela ouviu uma palestra do dramaturgo Augusto Boal, que a convidou para um teste no Teatro Paulista do Estudante. Aracy passou no teste e sua estreia foi na peça “Almanjarra”.

Aracy Balabanian em ‘A Próxima Vítima’, de 1995′

Ao recordar sua jornada, Aracy Balabanian mencionava uma crítica feita por Décio de Almeida Prado e Sábato Magaldi, que concluíram a crítica com as palavras: “Aracy Balabanian: guardem esse nome”. Essa avaliação a motivou profundamente.

Após concluir seus estudos no Colégio, ela ingressou na Universidade de São Paulo (USP), onde se matriculou simultaneamente na Escola de Arte Dramática (EAD) e no curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).