Influenciador Renato Cariani é alvo em operação contra desvio de produtos químicos para fabricação de crack
Reprodução

Celebridades

Influenciador Renato Cariani é alvo em operação contra desvio de produtos químicos para fabricação de crack

Publicado em 12/12/2023 12h35

A Polícia Federal (PF) de São Paulo realiza uma operação, na manhã desta terça-feira (12), contra uma organização criminosa que desviava produtos químicos para a fabricação de drogas. Entre os alvos da ação, estão o influenciador Renato Cariani e uma empresa da qual ele é sócio.

De acordo com a PF, 19 toneladas de crack e cocaína podem ter sido fabricadas com os produtos desviados pelo grupo.

Os agentes cumprem 12 mandados de busca e apreensão. Entre os endereços visitados pela PF, estão imóveis ligados ao influenciador, que publica conteúdos fitness na internet. Ele possui mais de 7 milhões de seguidores apenas no Instagram.

A PF ainda não detalhou qual seria a participação de Cariani no esquema investigado.

De acordo com investigadores envolvidos na Operação Hinsberg, a quadrilha emitia notas fiscais fraudulentas de empresas devidamente licenciadas para vender produtos químicos em São Paulo. O pagamento era feito em espécie por meio de “laranjas”. Os criminosos se passavam por funcionários de multinacionais.

A PF calcula que foram desviadas cerca de 12 toneladas de componentes químicos, como fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila. Com este material, seria possível fabricar 12 toneladas de crack e cocaína prontos para consumo.

Empresas de fachada foram utilizadas para maquiar o esquema.

Em nota, a PF afirma que “as pessoas relacionadas aos fatos investigados responderão, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro“.