Incêndio no Trauminha em Mangabeira pode ter iniciado devido a curto-circuito, em João Pessoa
Reprodução

Cidades

Incêndio no Trauminha em Mangabeira pode ter iniciado devido a curto-circuito, em João Pessoa

Publicado em 06/01/2024 11h28

incêndio que atingiu o Complexo Hospitalar de Mangabeira, o Trauminha, no início da noite desta quinta-feira (4), teve início após um possível curto-circuito. A comprovação da causa, no entanto, só será divulgada com o resultado da perícia do Corpo de Bombeiros, que deve sair em 30 dias.

De acordo com o secretário de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira, que inclusive passou mal durante o incêndio e precisou ser atendido, as chamas ocorreram em um prédio anexo, onde funcionava uma antiga casa de máquinas. No local, não havia pacientes nem funcionários.

O incêndio foi controlado rapidamente, mas, por causa da grande quantidade de fumaça, pacientes e funcionários precisaram ser realocados. Até a última atualização desta notícia, os atendimentos no ambulatório estavam suspensos.

Visita do CRM e Crea

Equipes do Conselho Regional de Medicina (CRM) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) realizaram vistorias na unidade de saúde na manhã desta sexta-feira (5).

De acordo com o CRM, o complexo do Trauminha é dividido em quatro blocos, sendo que apenas um deles teve problemas com o incêndio. No bloco que se encontrava esse anexo, funciona uma das unidades de UTI do hospital e enfermarias, no momento do incêndio, havia seis pacientes nesta UTI e todos foram retirados do local. Cinco pacientes foram para a UTI e sala vermelha de outro bloco da unidade e um paciente foi transferido para outro hospital da rede. Pacientes da enfermaria também foram para outro bloco do hospital.

A equipe de fiscalização do CRM também constatou que nenhum desses pacientes que tiveram de ser transferidos por conta do incêndio sofreu prejuízo no próprio estado clínico.

O diretor de fiscalização do CRM, Antônio Henriques, explicou que “provavelmente o incêndio teve início em um depósito de bens, onde havia quadro de energia e fiação externa”, ele ainda ressaltou que “toda esta área está isolada e sendo periciada pelos órgãos competentes”.

Já o Crea, em nota, informou que testemunhas relataram que o incêndio foi iniciado em um anexo onde funcionava um núcleo de recuperação de equipamentos mobiliários. As chamas chegaram a atingir uma parte do teto da UTI, que ficou esfumaçado em decorrência do incêndio.

O conselho observou materiais e equipamentos desativados, inclusive material inflamável, como composto de espuma, depósitos de plásticos, entre outros. Além disso, segundo a nota emitida pelo órgão após visita ao hospital, o prédio anexo apresentava as fiações elétricas expostas e na parte externa havia um acumulo de caixas de papelões.

Imagem mostra interior de hospital após incêndio em João Pessoa — Foto: CRM-PB

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo chegou a invadir uma sala vizinha ao centro cirúrgico do Trauminha.

No local onde as chamas começaram havia cilindros de oxigênio, o que gerou maior preocupação para o Corpo de Bombeiros que realizou o combate às chamas, que precisou resfriar os cilindros e aguarda uma empresa terceirizada para fazer o recolhimento dos cilindros de oxigênio.

Imagem mostra quadro de energia ao lado de cilindros de oxigênios, o que causou preocupação nos Bombeiros — Foto: CRM-PB