Beneficiários do INSS podem fazer provas de vida até junho de 2022
reprodução internet

Brasil

Beneficiários do INSS podem fazer provas de vida até junho de 2022

Publicado em 29/12/2021 18h46

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a extensão dos prazos referentes a realização da prova de vida aos beneficiários que não realizaram o procedimento entre 2020 e 2021. Desta forma, aposentados, pensionistas e outras pessoas que são beneficiários poderão realizar o procedimento até junho de 2022.

No prazo normal, quem nasceu em fevereiro, por exemplo, deveria realizar a prova de vida até o fim deste mês. Agora, quem não comprovou que estava vivo até dezembro de 2020, poderá fazer o procedimento até fevereiro de 2022.

A obrigatoriedade para comprovação foi suspensa no início da pandemia. O procedimento foi retomado em 1º de junho e voltou a ser suspenso entre os meses de outubro e dezembro. Vale ressaltar que a prova de vida é necessária para evitar fraudes no serviço.

Meu INSS – Caso o beneficiário tenha o cadastro da biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), a comprovação poderá ser feita no aplicativo do Meu INSS, sem necessidade de ir ao banco.