Fragmentos de óleo são encontrados em 5 praias da Paraíba
foto---Guarda Municipal de Conde/Divulgação
Guarda Municipal de Conde/Divulgação

Paraíba

Vestígios de óleo são encontrados em praias da Paraíba

Publicado em 29/08/2022 17h10

Fragmentos de óleo foram encontrados em pelo menos seis praias do Litoral Sul da Paraíba. De acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), as manchas foram encontradas em pequena quantidade, mas a situação será monitorada.

Conforme a Sudema, manchas foram encontradas na Praia do Amor, Carapibus e Tambaba, no Conde;  Na Praia de Pitimbu e em Jacarapé, na capital paraibana.

Em Pitimbu, as manchas já foram localizadas em Praia Bela, Praia Azul e Praia da Guarita.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) de Pernambuco já identificou manchar em pelo menos nove praias. Por causa do aparecimento do óleo, a Semas passou a monitorar o litoral pernambucano, em parceria com a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais renováveis (Ibama) e Marinha do Brasil.

Histórico das manchas

Em 2019, manchas de óleo atingiram 130 municípios em nove estados do Nordeste e Sudeste. Em 2020, um inquérito preliminar apontou vazamento de petróleo uma distância de 700 quilômetros da costa brasileira.

Em 2021, a Polícia Federal concluiu as investigações sobre a origem das manchas de óleo que atingiram o litoral brasileiro entre agosto de 2019 e março de 2020. De acordo com o órgão, um navio petroleiro grego foi o responsável pelo derramamento da substância no mar.

Considerando as provas e os demais elementos de convicção produzidos sobre o caso durante os dois anos de investigação, a PF concluiu existir indícios suficientes de que o navio de bandeira grega foi o responsável pelo desastre ambiental.

Com a conclusão, o inquérito policial foi encaminhado para a Justiça Federal do Rio Grande do Norte e para o Ministério Público Federal para análise e adoção das medidas cabíveis.