xr:d:DAF_ZKsvSV0:59,j:1940349969807396986,t:24041012
Reprodução

Paraíba

Queda de raios mata 12 animais e destrói casa, na Paraíba

Publicado em 10/04/2024 10h06

As intensas chuvas que caíram nesta terça-feira (9) na Paraíba causaram diversos danos nas cidades de Ingá e Itapororoca.

Na área rural de Ingá, doze animais, incluindo quatro vacas e oito bezerros, morreram após serem atingidos por um raio. O incidente ocorreu durante a tarde desta terça-feira (9). Uma antena teria atraído o raio.

O proprietário da fazenda, Carlos Ronieiri, relata que o raio atingiu a cerca da propriedade, resultando na fatalidade dos animais. Ele descreve a cena como algo surreal ao receber a notícia através de um vídeo, mas agradece por nenhum trabalhador ter sido ferido.

Os próximos passos incluem a transferência dos animais sobreviventes para o curral, garantindo seu bem-estar e adaptação, especialmente os bezerros que perderam suas mães.

Apesar do susto, nenhum dano pessoal foi relatado entre os trabalhadores da região, embora tenham descrito a tempestade de raios e trovões como assustadora.

Raio atinge casa

No município de Itapororoca, na região do Vale do Mamanguape, ocorreu outro incidente relacionado à queda de raios. Também durante a tarde desta terça-feira (9), uma residência foi atingida, resultando na destruição do teto e ferimentos em um homem.

O impacto do raio causou o desabamento do teto sobre os móveis da casa, além de danificar o telhado e quebrar vidros de uma janela. O homem, de 49 anos, sofreu ferimentos na cabeça e experimentou dificuldades auditivas após o ocorrido. Ele foi atendido no Hospital Geral de Itapororoca, onde recebeu tratamento e foi liberado após receber curativos.

O meteorologista Flaviano Fernandes explicou que a formação de nuvens na região costeira da Paraíba e no Vale do Mamanguape tem sido associada a tempestades, devido ao aquecimento das águas oceânicas, o que aumenta a probabilidade de raios e trovões.

Alerta amarelo

A região da Paraíba está sob alerta amarelo para chuvas intensas desde a manhã de terça-feira (9), conforme informado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com validade até as 10h da quarta-feira.