foto ----secom
Secom-JP

Paraíba

Inmet emite alerta de chuvas fortes em João Pessoa e Defesa Civil mantém equipes de prontidão

Publicado em 17/06/2023 09h06

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na tarde desta sexta-feira (16), um novo aviso meteorológico, começando a zero hora deste sábado (17), com previsão de chuva forte, superior a 60 mm/h (milímetros/hora) ou acima de 100 mm/dia, com risco de grandes alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas. O alerta vermelho é válido até as 15h deste sábado.

As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) estão de prontidão e seguem monitorando as áreas de risco de João Pessoa, como barreiras, encostas e comunidades ribeirinhas, com o objetivo de minimizar os transtornos e assegurar a integridade da população, principalmente das pessoas que moram nessas áreas.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, destacou que é  extremamente importante que todos possam mensurar a seriedade desse aviso. “Os riscos se elevam e os cuidados precisam ser redobrados. O Sistema de Proteção e Defesa Civil permanecerá atento e vigilante durante o período e intervirá sempre que houver necessidade, por iniciativa própria, ou quando for acionado, com o objetivo de prestar a resposta que o momento exigir. Conclamamos a colaboração de todos, nos informando sobre quaisquer situações de risco iminente. A preservação da vida deve estar sempre em primeiro plano”, disse.

Kelson Chaves alertou também sobre a importância das medidas de segurança que devem ser adotadas em caso de chuvas fortes. “As pessoas devem evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer de sinal de anormalidade, informando a Defesa Civil pelo WhatsApp 9 8831-6885, que funciona 24 horas”, orientou.

Operação Inverno – Desde fevereiro, a Prefeitura de João Pessoa vem realizando a ‘Operação Inverno’, que consiste em uma série de ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias pluviais, limpeza e desassoreamento de rios, bem como a ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até mil agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).