Prefeitura de João Pessoa dispõe de ambulância exclusiva para transporte de pacientes em tratamento mental
Área Técnica de Saúde Mental

Saúde

Prefeitura de João Pessoa dispõe de ambulância exclusiva para transporte de pacientes em tratamento mental

Publicado em 18/05/2023 09h34

Em uma iniciativa inédita, a Prefeitura de João Pessoa está disponibilizando uma ambulância exclusiva para o atendimento a pacientes assistidos na área específica dos cuidados em saúde mental. O novo equipamento visa à qualidade no atendimento e busca efetiva, melhorando e otimizando as relações de assistência aos usuários do serviço específico.
 
A ambulância, intitulada de Intercaps, é voltada ao atendimento dos usuários assistidos pelos serviços de saúde mental, a exemplo dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) AD III David Capistrano, Caminhar, Gutemberg Botelho, Cirandar, Unidade de Acolhimento Infantil e Residências Terapêuticas.
 
Jean Dantas, coordenador da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP), explicou que a ambulância visa proporcionar um atendimento mais rápido, realizado pelos profissionais da enfermagem que compõem a equipe do serviço, de acordo com as atribuições conferidas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). “A finalidade do serviço é promover ao nosso usuário e familiares uma maior segurança e bem-estar, respeitando o vínculo existente no cuidado, que é de grande relevância no tratamento, e acompanhamento daqueles com transtorno mental e usuários de álcool e outras drogas que são atendidos nos nossos serviços”, afirmou.
 
O transporte é voltado às possíveis intercorrências, facilitando o deslocamento de pacientes até o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O serviço é acionado pelas equipes dos Caps e funciona de segunda a sexta-feira. O veículo atende demandas específicas, reduzindo o tempo de espera e proporcionando segurança e tranquilidade no deslocamento para os pacientes de saúde mental.