Partícula do vírus da varíola dos macacos — Foto: BBC Brasil
BBC Brasil

Saúde

Paraíba inaugura centro de monitoramento de casos de varíola dos macacos

Publicado em 18/08/2022 08h54

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inaugurou nesta quarta-feira (17) o Centro de Operações de Emergência (COE) para acompanhamento de possíveis casos de varíola dos macacos, a Monkeypox, na Paraíba. Segundo a secretaria, subiu para 37 o número de casos suspeitos da doença no estado.

O COE foi ativado em João Pessoa durante uma reunião que teve a participação de representantes do Conselho De Secretarias Municipais Da Paraíba (COSEMS-PB), Conselho Estadual De Saúde (CES), Universidade Federal Da Paraíba (UFPB), Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Lacen-PB, Agevisa e Complexo Hospitalar Clementino Fraga.

A secretária de Saúde do Estado, Renata Nóbrega, explicou que o objetivo do COE é acompanhar o cenário epidemiológico da varíola dos macacos na Paraíba, com intuito de prevenir a circulação da doença no estado.

Até o momento, são 42 casos notificados, 4 casos descartados, 37 casos em investigação e 1 caso confirmado de varíola dos macacos na Paraíba.

A capital paraibana é a cidade com mais notificações de casos suspeitos da varíola dos macacos, com 19 no total. Desses, 3 foram descartados.

Os profissionais que trabalham na atenção básica de saúde, como em Unidades de Saúde da Família (USF), serão capacitados para atender pacientes com suspeita de varíola dos macacos. A população deve seguir tomando medidas como uso de máscara para evitar contágios.