Seplan/Codecom
Seplan/Codecom

Cultura

Cine Capitólio em Campina Grande inicia processo de requalificação após mais de duas décadas de inatividade

Publicado em 23/01/2024 10h19

O Cine Capitólio, localizado no Agreste de Campina Grande, passará por um processo de requalificação, marcando seu retorno à atividade após mais de duas décadas de inatividade. A Ordem de Serviço para a obra foi oficialmente assinada na terça-feira (16).

Imagem com destaque para antiga praça Clementino Procópio e, ao fundo, o Cine Capitólio — Foto: Divulgação

Inaugurado em 20 de novembro de 1934, o Cine Capitólio desfrutou durante anos do status de um dos maiores cinemas da Paraíba, oferecendo cerca de mil assentos para os espectadores e promovendo diversas programações culturais. Entretanto, em 1999, encerrou suas exibições na sala de cinema tradicional, sendo convertido em um cine-pornô na cidade. Em 2000, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP).

Diante do risco de desabamento, o edifício foi condenado tanto pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) quanto pela Guarda Civil. Em 2022, a Prefeitura de Campina Grande iniciou as discussões sobre a requalificação do prédio em parceria com o IPHAEP.

Projeto de revitalização do Cine Capitólio — Foto: Seplan/Codecom

Com a requalificação, o Cine Capitólio será transformado no “Capitólio da Educação”. A prefeitura planeja oferecer atividades artísticas, culturais e educacionais, destinadas aos estudantes da cidade. O projeto foi aprovado pelo IPHAEP, atendendo às normas de conservação do patrimônio. A assinatura da Ordem de Serviço marca o início das obras, que visam transformar o espaço em um ambiente propício para diversas atividades, incluindo salas de estudos, áreas de convivência e espaços culturais.

Projeto do Cine Capitólio após requalificação — Foto: Seplan/Codecom

O térreo abrigará diversas instalações, como saguão de entrada, praça de alimentação, bateria sanitária, elevador, cantina, bilheteria, sala do financeiro, sala de projeção, sala de espetáculos, coxia, camarim e sala de estar. No primeiro andar, estão previstas salas multiuso, bateria sanitária, elevador, secretaria, recepção, salas de estudos coletivos, acervo, sala de estudos individuais e dispensa.”