Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
Reprodução

Cultura

100% dos municípios paraibanos aderem à PNAB e receberão aporte de quase R$ 70 milhões de investimentos na cultura

Publicado em 18/12/2023 17h03

Em um marco histórico para a cultura paraibana, o estado da Paraíba alcançou a adesão integral de seus municípios à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), consolidando-se como um dos pioneiros a atingir a totalidade de participação. O feito representa um compromisso robusto com o fomento cultural e o reconhecimento da importância das artes na construção da identidade local.

A PNAB, lançada pelo Ministério da Cultura (MinC), visa promover a descentralização e democratização do acesso à cultura, estimulando a produção artística nos diferentes rincões do país. A adesão de 100% dos municípios paraibanos demonstra o engajamento efetivo das gestões locais na valorização da diversidade cultural e no fortalecimento das expressões artísticas regionais.

Em um anúncio feito pelo Escritório do Ministério da Cultura na Paraíba no último dia 11, a Paraíba consolida-se como referência na implementação de políticas públicas voltadas para o setor cultural. “Com 100% de adesão dos municípios, teremos a destinação de quase 70 milhões de reais em investimentos diretos na cultura ao longo do próximo ano.” Diz Rejane Nóbrega, coordenadora do Escritório do MinC na Paraíba.

Os recursos serão distribuídos de maneira equitativa entre os municípios, propiciando condições para o desenvolvimento de projetos artísticos, a manutenção de espaços culturais e a promoção de eventos que enalteçam a riqueza cultural paraibana. Essa injeção financeira significativa fortalecerá não apenas os artistas locais, mas também toda a cadeia produtiva envolvida na construção e difusão da cultura.

A conquista da Paraíba ocorre em um contexto em que o Ministério da Cultura, em parceria com os estados e municípios, busca consolidar a maior política permanente de cultura do país. A PNAB surge como um instrumento fundamental para assegurar a continuidade e a ampliação das ações culturais, contribuindo para a construção de uma identidade cultural sólida e diversificada em todo o território nacional.

A gestora e produtora cultural Rejane Nóbrega comanda o Escritório Estadual do MinC na Paraíba (Foto: Elimar Caranguejo)