nova zelandia vence foto ---- REUTERS/David Rowland
REUTERS/David Rowland

Esporte

Nova Zelândia vence a Noruega por 1×0 na abertura da Copa do Mundo Feminina 2023

Publicado em 20/07/2023 09h12

Na manhã desta quinta-feira (20), a Nova Zelândia venceu a Noruega por 1×0 na abertura da edição 2023 da Copa do Mundo de futebol feminino, graças a um gol marcado por Hannah Wilkinson. Com essa vitória, a seleção neozelandesa assumiu a liderança do Grupo A com três pontos.

Apesar de a Noruega, que contava com a talentosa atacante Ada Hegerberg, ser considerada favorita diante das donas da casa, foi a Nova Zelândia quem se destacou no primeiro tempo. A volante Steinmetz teve a primeira oportunidade clara de gol aos quatro minutos, mas seu chute de longa distância acabou indo para fora. A Noruega também teve uma chance com Hegerberg aos 36 minutos, mas Stott conseguiu fazer o corte.

No segundo tempo, a Nova Zelândia transformou sua superioridade em vantagem com um gol aos dois minutos. Jacqui Hand avançou rapidamente pela direita e cruzou rasteiro para o meio da área, onde Hannah Wilkinson escorou de direita para superar a goleira Mikalsen.

A Noruega quase empatou aos 13 minutos, mas a bola finalizada por Maanum após cruzamento de Haavi foi perigosa. As donas da casa responderam com um belo chute de fora da área de Indiah-Paige, exigindo uma grande defesa de Mikalsen. A equipe norueguesa ofereceu espaços na defesa ao buscar o empate, o que permitiu que a equipe da casa criasse boas oportunidades em jogadas rápidas de transição.

Apesar disso, o placar permaneceu inalterado, e a Nova Zelândia garantiu sua primeira vitória em uma partida de Copa do Mundo de futebol feminino. Antes do jogo, o Eden Park foi palco de uma cerimônia de abertura que apresentou um espetáculo cultural dos povos originários da Oceania, que sediaram a competição pela primeira vez na história. A cerimônia também prestou um minuto de silêncio em respeito às vítimas de um tiroteio próximo ao hotel onde a seleção norueguesa estava hospedada.

A estreia do Brasil na competição está marcada para a próxima segunda-feira, às 8h (horário de Brasília), contra o Panamá, valendo pelo Grupo F, que também conta com França e Jamaica. A equipe brasileira busca conquistar seu primeiro título da Copa do Mundo de futebol feminino.