Basquete Unifacisa
Reprodução

Basquete

Basquete Unifacisa estreia com vitória nos Playoffs no NBB

Publicado em 20/04/2022 15h09

A hora dos Playoffs chegou, o momento mais aguardado do NBB teve início na noite desta terça-feira, com a partida de abertura do mata-mata entre o basquete Unifacisa e Caxias do Sul, no Ginásio do Sesi em Caxias. A Unifacisa, que fez a melhor temporada de sua história no campeonato se classificando na sexta colocação, dominou o segundo e terceiro quartos da partida, com grande trabalho coletivo da equipe e também individual do armador Trevor Gaskins, que teve noite inspirada e contribuiu com a vitória do time de Campina Grande pelo placar de 73 a 64.

Com a vitória, o basquete Unifacisa lidera a série por 1 a 0 e conquista um passo importantíssimo em busca de um resultado inédito para a equipe paraibana. Os destaques da partida ficaram por conta de Trevor Gaskins, cestinha da partida com 34 pontos. Jimmy, que flertou com um duplo-duplo, com 10 pontos e 8 rebotes, seguido por Antônio com 9 pontos e 4 rebotes.

O Jogo 2 entre Unifacisa e Caxias está marcado para a próxima sexta-feira, 22, às 19h, na Arena Unifacisa em Campina Grande, com transmissão ao vivo pela Rede Ita e Youtube.

O Jogo

Os donos da casa começaram melhor a partida e foram os primeiros a tirar o zero do placar, com Pedro arremessando para 3 pontos. A equipe do Caxias ainda seguiu para marcar 7 pontos sem resposta da Unifacisa e incomodou bastante o time de Campina Grande no ataque, que não teve um bom aproveitamento nos arremessos de quadra. Trevor Gaskins veio banco para dar um novo dinamismo ao time da Unifacisa, o armador explorou as jogadas individuais e converteu duas bolas do perímetro, diminuindo para quatro uma diferença que chegou a ser de 10 pontos.

O time de Campina Grande continuou crescendo no segundo quarto da partida, a Unifacisa ajustou sua marcação, explorando a rotação mais rápida do time adversário e complicou as ações ofensivas do Caxias, que acumulou erros. A Unifacisa aproveitou o momento para impor um ritmo mais forte de jogo, a equipe também teve superioridade nos rebotes,  oferecendo novas chances nos ataques paraibanos. Com o bom momento, a Unifacisa teve tranquilidade para trabalhar a bola e virar o jogo antes do intervalo.

A Unifacisa voltou do vestiário explorando os ataques dentro do garrafão, aproveitando a vantagem de altura do pivô Gerson, que atacou muito bem a cesta quando teve oportunidade. Gaskins também voltou a aparecer, o armador cresceu na partida e manteve um alto aproveitamento nos arremessos de 3 pontos, convertendo 6 de 7 bolas tentadas. Com a boa atuação da dupla Gerson e Gaskins, que juntos anotaram 21 pontos no período, a Unifacisa abriu uma boa vantagem indo para o quarto final.

Os donos da casa ainda buscaram reagir, apostando nos arremessos do perímetro o Caxias diminuiu a diferença para menos de dois dígitos, mas a noite era de Trevor Gaskins e da Unifacisa. Com muita personalidade, o armador norte-americano e naturalizado panamenho puxou o ataque do time de Campina Grande, marcando quase metade dos pontos da equipe e também servindo seus companheiros, o jogador foi decisivo e contribuiu com a vitória da Unifacisa, que conquistou o jogo 1 da série pelo placar de 73 a 64.

“Demos o primeiro passo rumo a classificação, sabemos da importância do primeiro jogo em séries curtas de Playoffs e conquistamos uma vitória importante fora de casa. Agora voltamos para Campina e temos a chance de fechar a série com o apoio da nossa torcida, sabemos que temos a vantagem nos próximos dois jogos, mas também temos a consciência de que nada está decidido e vamos com a missão de conquistar a classificação já no Jogo 2”, comentou o ala do Basquete Unifacisa, Jimmy.