II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária inicia nesta quinta-feira, em João Pessoa
Divulgação

Eventos

II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária inicia nesta quinta-feira, em João Pessoa

Publicado em 14/11/2023 18h48

A Paraíba sediará, no período de 16 a 19 de novembro, a II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes) no Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento é promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), em parceria com o Consórcio Nordeste, através da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF)

A II Fenafes tem como objetivo principal fomentar e valorizar a agricultura familiar nordestina. A expectativa é contar com a participação de mais de 300 cooperativas e associações, envolvendo mais de 500 expositores representando os 9 estados nordestinos. Estima-se um público visitante total de mais de 15.000 pessoas ao longo dos quatro dias do evento.

“A Fenafes será um momento importantíssimo, pois funcionará como uma vitrine do que a agricultura familiar da Paraíba é capaz de fazer. Temos diversos produtos de todas as regiões do Estado da Paraíba em exposição aqui, como produtos de artesanato como crochê, renda, sabonetes vegetais, como também alimentos como queijo de cabra, doces, polpas de fruta, alimentos agroecológicos e outros”, explicou o secretário da SEAFDS, Frei Anastácio.

A feira busca fortalecer iniciativas integradas de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE. Além disso, pretendo criar um espaço de intercâmbio de experiências sobre políticas de apoio à agricultura familiar, envolvendo governos e movimentos sociais. O evento também visa fortalecer o cooperativismo solidário e as atividades de transporte, incluindo rodadas de negócios para os mercados institucionais e privados.

“Neste evento, estamos reunindo comunidades indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária, trabalhadores e trabalhadoras rurais que são o povo que representa nossa agricultura familiar. Além disso, aqui na Fenafes haverá vários espaços de discussão e debates para que junto aos 9 estados da Paraíba, órgãos estaduais e federais e junto aos agricultores e agricultoras possamos aperfeiçoar as políticas públicas para a agricultura familiar da Paraíba e do Nordeste como um todo”, ressaltou Frei Anastácio.

Já o secretário executivo da SEAFDS, Bivar Duda, destacou que são esperadas mais de 15 mil pessoas nesta edição da feira, que acontece este ano na Paraíba. “O ano passado, a Fenafes aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e foi muito importante em todos os aspectos. E este ano aqui na Paraíba não vai ser diferente, estamos preparando um grande evento com a participação de mais de 300 cooperativas, de associações, de entidades, de agricultores e agricultoras de todo o nordeste brasileiro. Temos uma expectativa de mais de 15 mil pessoas durante os dias da realização da feira”.

Ele falou ainda sobre a relevância do evento para a agricultura familiar: “É muito importante porque retrata a parte de comercialização e principalmente, da apresentação dos produtos da agricultura familiar do nordeste para toda a sociedade, para a sociedade urbana, as pessoas que às vezes não conhecem os produtos da agricultura familiar, as pessoas que querem ver de perto a produção da agricultura familiar. Por outro lado, a Fenafes se destaca também nos eventos na feira, seminários, reuniões, rodas de conversa, diálogo sobre crédito, sobre transição agroecológica, sobre acesso a mercado, sobre a mecanização da agricultura familiar e principalmente da produção de alimentos saudáveis”.

Segundo o secretário Bivar Duda, “tudo que vai acontecer dentro da segunda feira nordestina da agricultura familiar e economia solidária leva para a produção de alimentos saudáveis. E nós da agricultura familiar, somos um setor produtivo que coloca na mesa da população paraibana, da população nordestina, do povo do Brasil, todos os dias a comida e a comida de boa qualidade, a comida realmente produzida de forma saudável”, destacou.

Durante a Fenafes, serão realizados eventos de formação, palestras, workshops e cursos sobre temas como acesso à terra, sistemas agroalimentares, agroecologia, assistência técnica, extensão rural, acesso ao crédito, mudanças climáticas, e acesso aos mercados. A feira também será um espaço estratégico para reafirmação da identidade cultural nordestina, contando com a ala de alimentação “Sabores da Terra” e uma programação cultural diversificada, incluindo shows de artistas nordestinos e apresentações culturais.

Realização – A II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária – FENAFES é uma realização do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), e do Consórcio Nordeste, através da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF).

Parceiros – Fundação Parque Tecnológico da Paraíba; Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz); Banco do Nordeste; Bom é na Feira / Caixa Econômica Federal – Governo Federal, União e Reconstrução; Fida; IICA; Procase; Banco Mundial; PB Rural; Cooperar; EMPAER; STTR; Fetag e MDA.

SERVIÇO:
II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária
Local: Espaço Cultural José Lins do Rêgo – João Pessoa
Data: 16 a 19 de novembro
Entrada Gratuita
Informações: @fenafes_agriculturafamiliar