Semam e Emlur realizam em João Pessoa ações educativas nos bairros do Bessa e Seixas
Kleide Teixeira / Secom JP

Cidades

Semam e Emlur realizam em João Pessoa ações educativas nos bairros do Bessa e Seixas

Publicado em 07/02/2022 10h48

A Prefeitura de João Pessoa, através das equipes da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), montou acampamento neste domingo (6) nas praias do Bessa e Seixas com ações educativas contra as agressões à natureza. Além de orientações sobre o descarte correto dos resíduos, foram distribuídas mudas de Ipês e sacolinhas recicláveis.

No Bessa, as ações do projeto Amigos da Praia ocorreram na beira mar do Caribessa e na Avenida Argemiro de Figueiredo, principal do bairro. Neste ponto, foram distribuídos Ipês de Jardim, espécie ideal para plantação em jarro dentro de apartamentos ou em jardins, já que pode chegar até 2,5 de altura.

Quem levou as mudas para casa também recebeu orientações sobre o plantio correto, a exemplo de Isabela Xavier, moradora do bairro 13 de Maio.

Foto Kleide Teixeira / Secom JP

“Acho essas ações da Prefeitura muito interessantes porque as pessoas precisam se conscientizar cada vez mais que as árvores, assim como a água, são as únicas saídas para salvar nosso planeta”, declarou.

Lúcia Gabriel, residente dos Bancários, também ganhou duas mudas e elogiou a ação:

Foto: Kleide Teixeira / Secom JP

“É muita gente destruindo nossas matas e aqui fica o incentivo de que as pessoas precisam plantar. A distribuição de mudas gratuitamente incentiva a reposição das que foram destruídas”, ressaltou.

Ainda no Bessa, a atividade incluiu ações de limpeza de resíduo sólido no mar e uma oficina educativa para crianças inscritas no projeto Natação no Mar, da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Sejer), que estavam participando da Copa Brasil de Águas Abertas, realizada pela Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos. Na oficina, de responsabilidade da professora da UFPB, Claudia Cunha, idealizadora do projeto ‘Mares sem Plástico’, foi realiza a catação do lixo jogado no mar.

No Seixas, as equipes da Emlur e Semam se dividiram entre a praça e a areia da praia fazendo a distribuição de sacolinhas de câmbio e orientando sobre a importância de não jogar lixo nas praias e ruas. Segundo Carol Estrela, diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos da Emlur, as equipes fazem a limpeza mecânica (varrição) três vezes ao dia do lixo jogado nas praias.

“Daí a importância das ações educativas. Só assim a sociedade vai fazer o descarte correto e proteger a natureza como um todo”, acrescentou.

O secretário de Meio Ambiente, Wellison de Araújo, disse que o projeto desenvolvido pela Prefeitura, através da Semam e Emlur, acontece aos sábados e domingos e tem tido uma grande receptividade da população.

“Temos percebido um engajamento maior da população. Acho que depois da pandemia, as pessoas estão dando uma importância maior ao meio ambiente”, afirmou.