Rua duque de Caxias em joão Pessoa: foto: divulgação
Divulgação

Cidades

Saiba o que abre e o que fecha em João Pessoa na Semana Santa

Publicado em 27/03/2024 10h34

O dia 29 de março marca a Sexta-feira da Paixão, um feriado nacional estabelecido por lei federal. Essa data é celebrada como parte da tradição religiosa cristã, honrando a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Em virtude desse feriado, muitos estabelecimentos optam por fechar ou ajustar seus horários de funcionamento em João Pessoa. Algumas empresas já iniciam o não funcionamento na Quinta-feira Santa (28), embora o feriado oficial seja apenas na sexta-feira.

Confira a lista:

Shoppings

Os shoppings da capital paraibana funcionam com uma programação diferente, que varia de acordo com o serviço oferecido. Confira os horários de funcionamento:

Mangabeira e Manaíra Shopping

Na sexta-feira (29), apenas o cinema estará disponível ao público, das 13h às 22h. Todas as outras operações, incluindo a Praça de Alimentação, estarão fechadas. No sábado (30) e no domingo (31), os shoppings funcionam normalmente.

Shopping Tambiá

Na sexta-feira (29), o Shopping Tambiá estará fechado, com o cinema funcionando de acordo com as sessões. No sábado (30) e no domingo (31), o shopping abre normalmente.

Liv Mall

Na sexta-feira (29), o Shopping Liv Mall estará fechado, exceto Rock&Ribs, que funciona das 12h à 0h. No sábado (30), o shopping abre normalmente, a partir das 9h. No domingo (31), o shopping funciona em horário normal a partir das 12h.

Shopping Sebrae

Na sexta-feira (29), o Shopping Sebrae estará fechado. No sábado (30), funcionará em horário normal e no domingo, seguirá fechado.

Mag Shopping

Na sexta-feira (29), as lojas do Mag Shopping funcionarão das 13h às 21h, enquanto a Praça de Alimentação abre das 11h30 às 22h. No sábado (30) e no domingo (31), o shopping abre normalmente.

Shopping Sul

Na sexta-feira (29), o Shopping Sul estará fechado. No sábado (30) e no domingo (31), o shopping funcionará em horário normal.

Parahyba Mall

Na sexta-feira (29), o Parahyba Mall funcionará normalmente das 10h às 22h. No sábado (30) e também no domingo (31), o funcionamento também vai ocorrer normalmente no local.

Pirâmide Shopping

Na sexta-feira (29), o Pirâmide Shopping funcionará das 14h às 21h. No sábado (30), o shopping abrirá das 10h às 22h e no domingo (31), das 14h às 21h.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não vai haver atendimento presencial ao público nas agências bancárias na Sexta-Feira da Paixão (29).

Comércio

De acordo com o Sindicato dos Comerciários de João Pessoa, o comércio funciona normalmente na quinta-feira (28) e também no sábado (30). No entanto, na sexta-feira (29), que é feriado nacional, os estabelecimentos devem estar fechados, mas quem abrir deve pagar R$ 60, vale transporte e um dia de folga ao funcionário, conforme convenção coletiva. O mesmo serve para o domingo (31).

VLTs

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa informou que os Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) funcionam normalmente na quinta-feira (28), das 4h52 às 19h51. Na sexta-feira da paixão, no entanto, o transporte não vai operar. No sábado (30), as viagens retornam normalmente e no domingo (31), como já é habitual, os trens param.

Repartições públicas

As repartições públicas estaduais vão ter ponto facultativo na quinta-feira (28). Com isso, os servidores estaduais vão ter um feriadão de quatro dias, pois só retornam ao trabalho na segunda-feira (1º).

Sobre as repartições municipais, a Prefeitura de João Pessoa também declarou que a quinta-feira da paixão vai ser considerada ponto facultativo para os servidores municipais.

Justiça

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) vai funcionar em caráter de regime de plantão a partir da quinta-feira (28), ou seja, os prazos processuais que tenham início ou fim durante este período ficarão automaticamente prorrogados para a segunda-feira (1º).

Bica

A assessoria do Parque Arruda Câmara (Bica) informou que mesmo com a quinta-feira (28) sendo considerado ponto facultativo em João Pessoa e a sexta-feira (29), um feriado, em ambos os dias o funcionamento do local segue normal. O mesmo serve para o sábado e o domingo. O parque abre das 8h às 17h, com entradas sendo vendidas até as 16h.