Chuva em João Pesoa
Reprodução

Cidades

João Pessoa registra mais de 100 mm de chuvas em menos de 24 horas

Publicado em 07/07/2023 12h21

Em menos de 24 horas choveu 104,6 milímetros (mm) em João Pessoa, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Com a precipitação registrada, as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), que já estavam de prontidão, intensificaram o monitoramento e estão realizando vistorias nas áreas de risco sexta-feira (7). No entanto, nenhuma ocorrência grave foi registrada.

Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo WhatsApp 98831-6885, que funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, pois o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta nesta sexta-feira (7), com previsão de chuva superior a 60 mm por hora ou 100 mm por dia, com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. O alerta é válido até as 20h desta sexta-feira.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, a Compdec-JP segue dando atenção especial às comunidades ribeirinhas e às barreiras. “Nossas equipes estão nas ruas desde cedo, acompanhando in loco as situações que surgem por força dos transtornos causados pelas chuvas, principalmente na assistência permanente às pessoas que são mais atingidas por esses eventos”, afirmou.

O coordenador da Defesa Civil ressaltou ainda que é necessário adotar medidas de segurança em caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer de sinal de anormalidade, principalmente nas áreas próximas aos rios, barreiras e encostas.

Operação Inverno – Desde fevereiro, a Prefeitura de João Pessoa vem realizando a ‘Operação Inverno’, que consiste em uma série de ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias pluviais, limpeza e desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1.000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).