Alunos do projeto ‘Ação Social pela Música’ são aprovados para Sinfônica Jovem da PB
Assessoria

Cidades

Alunos do projeto ‘Ação Social pela Música’ são aprovados para Sinfônica Jovem da PB

Publicado em 05/03/2022 08h03

O projeto Ação Social pela Música (ASMJP), realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), está colhendo frutos do trabalho realizado com crianças e adolescentes. Quatro integrantes da iniciativa foram aprovados no concurso da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, realizado em fevereiro, e vão, a partir de agora, alçar voos mais altos.

A aprovação dos alunos, conforme avaliou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, mostra o trabalho exitoso que tem sido feito no Ação Social pela Música, através da Orquestra Sinfônica Municipal (OSMJP). Ele destacou que é por essa perspectiva educativa que a Funjope trabalha muitas de suas ações, seguindo uma linha de formação pedagógica e de inclusão social por meio da arte e da cultura.

“Esses alunos estão de parabéns porque revelam o potencial que cada um tem, e a equipe do Ação Social pela Música também. A experiência do projeto em João Pessoa é considerada uma das melhores do país e a aprovação desses alunos é um indicativo desse trabalho”, acrescentou.

Os alunos aprovados são os violistas Carlos Eduardo Carvalho, Arthur Douglas e Luiz Gabriel Rocha, e Luana Freitas, no contrabaixo. Atualmente, eles compõem a equipe da ASMJP no bairro de Mangabeira, que tem à frente o maestro Samuel Espinoza. Carlos Eduardo e Luana fazem parte ainda do Quinteto de Cordas de Mangabeira.

“Eles conquistaram uma bolsa na disputadíssima prova para alunos do Nordeste, que vêm para cá pleitear essa vaga, e vão receber uma ajuda de custo durante um ano”, contou o maestro. “O trabalho de projeto social é um trabalho árduo, mas que tem como compensação real e justa ver a conquista dos alunos. Estamos muito felizes porque, apesar da concorrência, com muitos alunos de outros estados, conquistamos quatro vagas”, comemorou.

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, conforme acrescentou, é um grupo muito organizado, que tem o suporte do Governo do Estado e é o sonho dos jovens musicistas. Porém, há dois anos não realizava a seleção em razão da pandemia da Covid-19.

Aprovados – Luiz Gabriel Rocha ressaltou que é uma honra muito grande ser um dos aprovados e que estudou muito para conseguir passar no concurso, inclusive com a ajuda de professores do ASMJP. “Lembro dos dias e noites que passei estudando a peça de confronto porque a concorrência foi bem pesada. Fiquei nervoso na hora, mas graças a Deus, deu tudo certo. Muito esforço, dedicação, confiança e a ajuda do professor Samuel Espinoza e do pessoal da Ação Social pela Música”.

Luiz Gabriel Rocha

A contrabaixista Luana Freitas também está feliz. Ela conta que quando se matriculou no curso de contrabaixo não sabia sequer o que era o instrumento. “Eu tinha que me matricular em algum curso e aquela era a última vaga. Isso foi em 2016 e ali me descobri, me apaixonei”, lembrou. Com a bagagem que a ASMJP lhe proporcionou até agora e com seu esforço, garantiu uma vaga na Sinfônica Jovem da Paraíba.

contrabaixista Luana Freitas

Ela conta que estudou muito durante a pandemia e nas férias. “Mesmo assim, não acreditava que seria aprovada. Foi incrível receber a notícia. Fiquei muito feliz. Agora vou ter uma nova experiência e ainda vai me ajudar a comprar meu instrumento”, comemorou.

O violista Arthur Douglas Tavares Gomes relatou que, de fato, é uma grande alegria essa aprovação. “Me senti muito feliz de participar, de passar, saber que meu empenho e esforço para estudar valeram a pena. Espero construir minha carreira, ter uma experiência profissional para poder ingressar numa orquestra profissional”, afirmou.

Carlos Eduardo Carvalho, que toca o mesmo instrumento, contou que esta é a segunda vez que consegue aprovação para a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. A primeira foi em 2019. “Fiquei feliz por mim e mais ainda pelos outros colegas que ainda não tinham vivido essa experiência. Agora é aproveitar a oportunidade e todo ano é uma experiência nova”, comentou.

O primeiro ensaio será na quarta-feira (9) e o primeiro concerto acontecerá dia 31.