Banco Central confirma vazamento de dados de mais de 160 mil chaves Pix
Reprodução

Brasil

Banco Central confirma vazamento de dados de mais de 160 mil chaves Pix

Publicado em 22/01/2022 09h00

Mais de 160 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento tiveram dados das chaves Pix vazadas, segundo informações do Banco Central confirmadas nesta sexta-feira (21). Esse foi o segundo vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

O vazamento ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. O incidente ocorreu entre 3 e 5 de dezembro e expos dados como nome de usuário, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), instituição de relacionamento, número de agência e número da conta. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas, como multa, suspensão ou até a exclusão da Acesso do sistema do Pix.

Avisos – Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo da Acesso ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens ou e-mail.

Resposta – Em nota, a Acesso Pagamentos esclareceu ter tomado medidas para garantir a segurança dos dados. A instituição também orientou os clientes que forem comunicados do vazamento a ficarem atentos para possíveis golpes, como envios de links para falsos sites que capturem senhas bancárias.

Primeiro vazamento – Em agosto de 2021, ocorreu o vazamento de dados 414,5 mil chaves Pix por número telefônico do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Assim como desta vez, na ocasião foram vazados dados cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários.