Operação resgata duas pessoas em situação análoga à escravidão na Paraíba
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Policial

Operação resgata duas pessoas em situação análoga à escravidão na Paraíba

Publicado em 28/07/2022 18h45

Duas pessoas que viviam em situação análoga à escravidão foram resgatadas na Paraíba. A informação foi confirmada pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB). O resgate dos trabalhadores aconteceu durante uma operação conjunta de órgãos públicos no mês de julho.

O balanço das ações da ‘Operação Resgate 2’ foi divulgado nesta quinta-feira (28) na Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília. Ao todo, 337 trabalhadores foram resgatados, em 22 estados e no Distrito Federal.

As cidades onde os resgates aconteceram na Paraíba e os detalhes sobre as ações da operação no estado ainda não foram divulgados.

O MPT-PB informou que deve realizar uma coletiva de imprensa com outros órgãos participantes de operação para detalhar as condições dos resgates realizados.

O balanço à nível nacional mostra que os estados de Goiás e Minas Gerais lideram a quantidade de resgates. Os trabalhadores foram encontrados principalmente em serviços de colheita em geral, cultivo de café e criação de bovinos para corte.

A Operação Resgate integra trabalhos da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Previdência, Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).