Sistema prisional tem alta de casos de Covid-19 em janeiro e PB é 5º do Nordeste em mortes de servidores

Paraíba

Sistema prisional tem alta de casos de Covid-19 em janeiro e PB é 5º do Nordeste em mortes de servidores

Publicado em 05/02/2022 13h46

O número de novos casos da Covid-19 no sistema prisional brasileiro notificados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) subiu cerca de dez vezes em janeiro, em comparação com os novos casos informados em dezembro de 2021. O levantamento leva em consideração pessoas presas e servidores, que representam 43% e 57% dos novos casos, respectivamente.

Enquanto em dezembro foram registrados 431 casos, o número foi para cerca de 4,5 mil notificações em janeiro.

Além do avanço da variante ômicron, outros fatores devem ser considerados, incluindo a possibilidade de represamento de dados no final de 2021, que foram encaminhados ao CNJ apenas agora.

Nos últimos 30 dias, houve o registro de 19 mortes por Covid-19 no sistema prisional, totalizando 653 desde o início da pandemia — 314 de pessoas presas e 339 de servidores e servidoras.

Os números da Paraíba

Na Paraíba, conforme os dados do CNJ, foram registrados até agora (desde o início da pandemia) 4 mortes de pessoas presas e 5 mortes de servidores do sistema. Já em termos de casos, o Estado notificou 450 casos de covid entre pessoas presas e 240 em servidores.

Em comparação com os demais Estados do Nordeste, a Paraíba é o 4º em número de mortes de pessoas presas e o 5º em mortes de servidores.

O Estado ocupa a 7ª colocação no ranking do Nordeste em casos de covid-19 em pessoas presas e tem o menor índice (9ª colocação) em termos de contaminação de servidores.

Veja os números do CNJ

Conforme o CNJ, a incidência de casos deve ser analisada à luz dos contextos locais e leva em consideração o tamanho das populações privadas de liberdade nesses estabelecimentos e seus respectivos quadros de servidores.

Estados que apresentam maior número absoluto de casos registrados não necessariamente são aqueles com situação mais alarmante.