Jovem usando celular Foto-- Daniel Marenco / Agência O Globo
Daniel Marenco / Agência O Globo

Paraíba

Procon-PB notifica Vivo após instabilidade nos serviços da operadora

Publicado em 19/10/2023 21h03

O Procon-PB emitiu uma notificação à operadora de telefonia Vivo, solicitando esclarecimentos a respeito da instabilidade que resultou na interrupção dos serviços de telefone e internet na manhã desta quinta-feira (19). A superintendente, Késsia Liliana, explicou que a notificação tem o propósito de permitir que a empresa esclareça as circunstâncias da falha e determine se medidas punitivas são necessárias. A Vivo alega que a interrupção foi causada por um rompimento de cabo de fibra ótica.

O Procon-PB agiu prontamente para assegurar o restabelecimento dos serviços e para garantir o ressarcimento aos consumidores afetados. Késsia Liliana afirmou que o órgão entrou em contato imediatamente com a operadora após identificar o problema, e a Vivo se comprometeu a solucioná-lo, fornecendo uma estimativa do restabelecimento dos serviços.

Um dos principais objetivos do Procon é garantir que os consumidores sejam devidamente ressarcidos. Conforme estabelecido no artigo 32 da Resolução 717 da Anatel, o ressarcimento ao consumidor é automático e deve ocorrer dentro de 90 dias a partir da interrupção do serviço, podendo ser oferecido na forma de desconto ou como bônus para uso futuro. Contudo, a segunda opção requer a aprovação do consumidor.

O Procon João Pessoa também notificou a empresa para que forneça explicações sobre o serviço indisponível e estabeleceu um prazo de 48 horas para as respostas.

A Vivo emitiu uma declaração sobre o problema de sinal que afetou a região durante a manhã de quinta-feira, embora não haja informações disponíveis sobre quantos municípios foram impactados pela instabilidade.

“A Vivo informa que alguns clientes podem ter encontrado dificuldades na utilização dos serviços de telefonia móvel da operadora devido a rompimentos de cabo de fibra ótica. Equipes já atuaram e os serviços estão normalizados”, explicou a Vivo em nota.