data center foto---Dayse Euzébio
Dayse Euzébio

Paraíba

Prefeitura de JP adquire Data Center e investe R$ 21 milhões em infraestrutura de processamento de dados

Publicado em 14/06/2023 17h51

Uma central de processamento de dados é um ambiente projetado para reunir servidores, armazenar informações, processar dados, gerenciar ativos de rede, entre outras atividades. O funcionamento dessa estrutura é crucial para administração pública e diversos setores da economia. Para tanto, a Prefeitura de João Pessoa, através da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI), investiu R$ 21 milhões em um novo Data Center, que vai integrar as salas seguras de processamento de dados e garantir os serviços como consultas, emissão de notas e afins. O investimento é parte do Programa João Pessoa Sustentável.

O equipamento foi recebido nesta quarta-feira (14) e está sendo montado nas dependências do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

O coordenador da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação, Bruno Reis Crispim, destacou que os Datas Centers serão interligados por um anel de fibra. Segundo ele, na vida do cidadão isso vai garantir uma melhor segurança da informação, já que os dados estarão interligadas à uma rede privada, promovendo mais eficiência.

“Fazendo uma analogia mais comum, é como se tivéssemos nossa própria nuvem. Nosso própria Amazon. Estamos elevando o nível de segurança da informação, que será ligada em cluster. Não teremos descontinuidade de serviços online”, ressaltou.

Agilidade nos serviços – De acordo com o coordenador executivo da UMTI, Bival Dantas, o que muda é a garantia de serviços online com mais agilidade e segurança. “No Data Center é que ficam localizados servidores e banco de dados que armazenam todas as informações geradas ou recebidas pela rotina da instituição. Por isso, precisam ter proteção contra incêndio, sistemas de resfriamento (para manter a temperatura estável) e localização estratégica para fácil acesso a redes de dados. Além disso, com a certificação TIER, o cidadão terá garantia de agilidade nos serviços online disponibilizados pela Prefeitura”, ressaltou.

Segundo o diretor de engenharia da UMTI, Clécio Nascimento, a Prefeitura adquiriu um equipamento com a classificação TIER II. “A classificação TIER é um tipo de certificação que atesta o desempenho e a confiabilidade de infraestruturas de data centers. Nossa intenção é que, com esse sistema, tenhamos 20 anos de autonomia”, pontuou.