Paraíba registra seis doadores e realiza 31 transplantes de órgãos em fevereiro
Divulgação Secom PB

Paraíba

Paraíba registra seis doadores e realiza 31 transplantes de órgãos em fevereiro

Publicado em 01/03/2022 06h00

A Paraíba contabilizou seis doadores de órgãos efetivos e realizou 31 transplantes neste mês de fevereiro. Do total, foram 18 de córneas, oito de rins e cinco de fígado. Em 2021, no mesmo período, não teve nenhum doador efetivo no estado e foram registrados apenas 10 transplantes de córneas e um de medula.

“O desempenho que a Paraíba tem alcançado no quesito doação e transplante de órgãos nunca foi visto no estado e isso reflete o amadurecimento da população a respeito do assunto, que está mais consciente que doar órgãos é salvar vidas”, analisa o secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

A última doação do mês de fevereiro aconteceu no fim da noite desse domingo (27), no Hospital de Trauma, em Campina Grande. O doador foi um homem de 39 anos, vítima de um derrame cerebral. Ele passou seis dias internado até ter o diagnóstico de morte encefálica confirmado por meio de rigorosos exames realizados pela equipe médica.

O protocolo de doação de órgãos foi acompanhado de perto pelos profissionais da Central de Transplantes, que identificaram receptores compatíveis em Pernambuco. Um homem de 64 anos foi beneficiado com o fígado do doador, enquanto que mulheres, de 36 e 40 anos, receberam os rins. Já as córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos e serão utilizadas em cirurgias nos próximos dias.

De acordo com a Central de Transplantes, 510 pessoas ainda permanecem na fila de espera por um órgão ou tecido na Paraíba, sendo que 309 aguardam por uma córnea, 185 por um rim, 12 por um fígado e quatro por um coração.

Foto: Divulgação Secom PB