Idosa recebe certidão de nascimento aos 68 anos, na Paraíba Foto---Reprodução/TV Cabo Branco
Reprodução/TV Cabo Branco

Paraíba

Idosa recebe certidão de nascimento aos 68 anos, na Paraíba

Publicado em 26/07/2022 10h51

Maria de Fátima Bezerra, uma paraibana de 68 anos de idade, que não tinha nenhum documento recebeu nesta segunda-feira (28) a sua certidão de nascimento. A idosa chegou ao cartório acompanhada do marido e de uma representante da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba. Dona Maria de Fátima enfim recebeu o primeiro e único documento da vida dela. Foi reconhecida pela primeira vez.

“Graças a Deus meu documento saiu. Vou me aposentar, tirar meus documentos, tomar minhas vacinas”, declarou Fátima Bezerra.

Agora, oficialmente cidadã, Dona Fátima está cheia de planos. Hora de sair da invisibilidade e de conquistar direitos que lhe foram negados a vida toda.

Natural de Natuba, Fátima Bezerra perdeu a mãe logo cedo. E como não foi registrada, não pode estudar, nem ter direito a serviços públicos, inclusive tomar vacinas. Viveu distante de tudo que era direito. Mesmo assim, casou, foi mãe de quatro filhos e teve quatro netos e bisnetos. Agora, quer mostrar para todo mundo que existe de verdade.

O caso de Fátima chegou até Rosângela, que é coordenadora do Comitê de Erradicação do Sub-Registro e de Acesso à Documentação Básica. O Comitê faz parte da secretaria de desenvolvimento humano do estado. A luta é para convencer as autoridades, mas com todas as provas possíveis, que casos como o de Dona Fátima podem, sim, ter solução.