Ruan Macário é condenado a 13 anos de prisão por atropelar e matar motoboy Kelton Marques
Reprodução

Justiça

Ruan Macário é condenado a 13 anos de prisão por atropelar e matar motoboy Kelton Marques

Publicado em 19/12/2023 11h13

Ruan Ferreira de Oliveira, mais conhecido como Ruan Macário, foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão por atropelar e matar o motoboy Kelton Marques. A decisão foi tomada em júri popular nesta segunda-feira (18), em João Pessoa. O motoboy foi morto em setembro de 2021.

O julgamento começou pouco antes das 10h e durou quase 12 horas. Ruan Macário foi condenado por homicídio com dolo eventual, que é quando se assume o risco de matar. Ainda foi colocada uma qualificadora, já que o motoboy foi pego de surpresa, sem chance de defesa. O júri acatou na íntegra a tese do Ministério Público A juíza Francilucy Rejane fixou a pena em 16 anos, mas como o acusado é réu primário ela acabou sendo reduzida.

A defesa de Ruan sustentou que o acusado cometeu homicídio culposo, sem intenção de matar. Os advogados vão recorrer da decisão pela condenação.

Interrogatório de Ruan Macário

O interrogatório de Ruan Macário ocorreu por volta das 12h,. O acusado participou do julgamento através de videoconferência, a partir de Catolé do Rocha, após um pedido da defesa, que alegou que se deslocar até a Comarca da Capital e permanecer custodiado em uma unidade prisional poderia colocar em risco a vida do cliente.

Durante o interrogatório, Ruan Macário afirmou que no dia do acidente deixou uma conveniência em direção à BR-230, quando teve a sensação que estava sendo perseguido e resolveu seguir para o retão de Manaíra. O empresário também afirmou que estava se automedicando contra ansiedade.

Em audiência de instrução em novembro de 2022, o acusado confessou que ingeriu bebidas alcoólicas após tomar remédios para ansiedade, o que provocou a direção em alta velocidade. No julgamento desta segunda-feira, ele afirmou que se automedicava.

“Eu não sabia nem onde estava. Eu procurei a BR-230 pra me localizar. Quando eu peguei a BR tive a sensação de estar sendo seguido e tentei me distanciar. Quando peguei a BR achei a entrada do Retão de Manaíra. Não lembro da hora do acidente”, afirmou.

Segundo Ruan Macário, ele não identificou no que havia batido. Ele afirmou que ficou foragido porque estava sofrendo ameaças junto com a família.

Durante o interrogatório, ele pediu desculpas à família de Kelton Marques. “Gostaria de pedir perdão, especialmente para as filhas dele. Eu jamais gostaria de fazer isso”, afirmou.

Ruan Ferreira de Oliveira também esclareceu qual sua profissão durante o julgamento. Até então, ele era tratado como empresário, mas afirmou que era vendedor, representante de uma fábrica de alumínio e de calçados e motorista por aplicativo.

Recurso no STF

O acusado recorreu ao Supremo Tribunal Federal para tentar suspender o julgamento. O STF publicou nesta segunda-feira (18) a decisão em que estabelece que o julgamento deveria acontecer em João Pessoa, após solicitação para que o caso fosse julgado em qualquer outra comarca do estado por suposta imparcialidade dos juízes.

A defesa de Ruan Macário também pediu a suspensão do julgamento durante a plenária por ter recurso especial pendente de julgamento, mas o pedido não foi atendido.

Família de Kelton Marques, motoboy morto em acidente causado por motorista que dirigia a 163 km/h no momento da batida — Foto: Kamila Marques/Arquivo pessoal

O caso

Com o impacto, o motoboy Kelton Marques morreu no local, e a moto ficou totalmente destruída

O atropelamento do entregador Kelton Marques ocorreu no cruzamento da Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho com a Miriam Barreto, no Retão de Manaíra. No momento da batida, o carro que atingiu Kelton estava a 163km/h, segundo a polícia.

Kelton Marques fazia entregas de um restaurante que atendia durante as madrugadas. Ele já retornava para casa quando foi atingido. O motorista não permaneceu no local para prestar socorro.

À época, o delegado Luiz Eduardo, que atendeu a ocorrência, disse que foram encontradas latas de cerveja e substâncias entorpecentes no carro que causou a colisão.

Além disso, Ruan Ferreira acumulava exatos R$ 7.842,58 em penalidades de trânsito, com a maioria das multas por excesso de velocidade.

O empresário tornou-se réu após a juíza Francilucy Rejane de Sousa Mota entender que tiveram indícios suficientes de autoria e prova da existência de crime. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público e acolhida pelo Tribunal de Justiça.