Vladimir Putin visita o Irã nesta terça-feira
ALEXEY NIKOLSKY / SPUTNIK / AFP

Internacional

Vladimir Putin visita o Irã nesta terça-feira

Publicado em 19/07/2022 14h31

Nesta terça-feira (19), o presidente russo, Vladimir Putin, viajará a Teerã, capital do Irã, para conversar com o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

É a primeira viagem de Putin para um país externo à antiga União Soviética desde a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

“Haverá uma reunião dos chefes dos estados garantidores do processo de Astana, um processo para promover a regulamentação síria”, disse o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, anteriormente.

Segundo Peskov, além da reunião entre os três líderes, o presidente russo deve conversar individualmente com Erdogan.

As negociações com o líder turco se concentrarão em um plano para retomar as exportações ucranianas de grãos e a ameaça da Turquia de lançar novas operações militares na Síria.

“As discussões com Putin se concentrarão em grãos, Síria e Ucrânia”, disse um alto funcionário turco que pediu anonimato. “As negociações tentarão resolver os problemas sobre as exportações de grãos.”

Rússia, Ucrânia, Turquia e a Organização das Nações Unidas (ONU) devem assinar um acordo ainda esta semana com o objetivo de retomar o transporte de grãos da Ucrânia através do Mar Negro.

Em relação ao Irã, o chefe da Comissão Econômica do Parlamento do Irã, Mohammadreza Pour-Ebrahimi, disse à agência de notícias estatal iraniana IRNA na última terça-feira (12) que a visita de Putin a Teerã deve envolver, principalmente, a tentativa de expansão dos laços econômicos entre o país e a Rússia.

Pour-Ebrahimi afirmou que após a recente viagem do presidente do Irã à Rússia, “uma atmosfera positiva foi criada” em relação à cooperação econômica os dois países.