No Afeganistão, dois jornalistas da ONU são detidos em Cabul
Wali Sabawoon-AP

Internacional

No Afeganistão, dois jornalistas da ONU são detidos em Cabul

Publicado em 11/02/2022 16h39

Dois jornalistas estrangeiros em missão para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no Afeganistão e vários colegas afegãos foram detidos em Cabul, informou hoje a agência da ONU.

“Dois jornalistas em missão para o ACNUR e cidadãos afegãos que trabalhavam com eles foram presos em Cabul. Estamos dando o nosso melhor para resolver a situação”.

Afirmou organização da ONU numa mensagem divulgada na rede social Twitter, evitando fazer outros comentários “dada a natureza da situação”.

O jornalista `freelance` e ex-correspondente da BBC Andrew North, que cobre o Afeganistão há duas décadas, está entre os detidos, segundo adiantou sua esposa, Natalia Antelava.

“Andrew estava em Cabul trabalhando para o ACNUR, tentando ajudar as pessoas no Afeganistão. Estamos muito preocupados com a sua segurança e pedimos a todos aqueles com influência que ajudem a garantir sua libertação”, escreveu Natalia Antelava no Twitter.

O Governo talibã está atualmente investigando o assunto, garantiu o porta-voz, Zabihullah Mujahid, citado pela agência francesa de notícias AFP.

“Recebemos informações e estamos tentando confirmar se [os jornalistas] foram detidos ou não”, acrescentou.

Desde o seu regresso ao poder, em agosto de 2021, após a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão, os talibãs dispersaram a maioria das manifestações da oposição, calaram algumas vozes críticas do regime e agrediram ou prenderam vários jornalistas.

Quatro ativistas feministas desapareceram em Cabul no início do ano, depois de participarem de manifestações contra o regime, despertando a preocupação da comunidade internacional, mas os talibãs negam qualquer envolvimento no caso e asseguram que abriram uma investigação.

Dois jornalistas de um canal de televisão afegão, a Ariana TV, também foram detidos na capital afegã, tendo ficado dois dias desaparecidos antes de serem libertados, no início deste mês.