foto----GETTY IMAGES
GETTY IMAGES

Internacional

Kim Jong-Un desembarca na Rússia em visita diplomática com Putin

Publicado em 12/09/2023 14h23

O líder norte-coreano Kim Jong-Un desembarcou, nesta terça-feira (12), na Rússia, após uma viagem que durou mais ou menos um dia em seu luxuoso trem blindado. Ele e Vladimir Putin devem se reunir nos próximos dias para discutirem o envio de armas da Coreia do Norte para a Rússia utilizá-las na guerra contra a Ucrânia.

A reunião entre os dois líderes não teve local e nem hora divulgados. O líder russo está em Vladivostok, no sul da Rússia, para participar de um evento com lideranças da região.

Segundo fontes do governo norte-americano ouvidas pela agência de notícias Associated Press, é esperado que o presidente russo, Vladimir Putin, aproveite a reunião com o líder norte-coreano, para tentar obter armamentos a serem utilizados na guerra na Ucrânia. Essa expectativa gera preocupações sobre o possível fortalecimento militar da Coreia do Norte.

A presença de membros importantes do regime norte-coreano na reunião indica a intenção de discutir questões relacionadas à munição e tecnologia espacial. Segundo informações da Coreia do Sul, Jo Chun Ryong, responsável pelas políticas de munições, Pak Thae Song, presidente do comitê de ciência e tecnologia espacial da Coreia do Norte, e Kim Myong Sik, almirante da Marinha encarregado do planejamento de submarinos com capacidade nuclear, estão acompanhando Kim Jong-un na visita à Rússia.

Esta é a segunda visita de Kim Jong-un à Rússia, a primeira reunião em solo russo contou com a presença do Ministro dos Recursos Naturais, Alexander Kozlov. Vale ressaltar que o líder norte-coreano não está acompanhado de sua família nesta ocasião.