Bolsonaro chega à Rússia no auge da tensão na Ucrânia e tem agenda restrita
Divulgação

Internacional

Bolsonaro chega à Rússia no auge da tensão na Ucrânia e tem agenda restrita

Publicado em 14/02/2022 07h00

O presidente Jair Bolsonaro (PL) viaja para a capital da Rússia, Moscou, nesta segunda-feira (14) em meio a tensões extremas do país com a Ucrânia e aliados ucranianos, como os Estados Unidos. Bolsonaro fará um voo de 16 horas e cinco testes de Covid, atendendo às exigências sanitárias do Kremlin.

O Ocidente, representado neste cenário pelos EUA e Otan, fala há dias em “risco iminente” de invasão russa na Ucrânia. Bolsonaro foi aconselhado a abrir mão de sua viagem, mas manteve o cronograma sob a justificativa de que as relações comerciais com a Rússia são estratégicas para setores brasileiros, como o agronegócio e energia.

De olho nas eleições, Bolsonaro busca também registrar um encontro com um líder global para tentar mostrar algum prestígio internacional.

Por causa da variante ômicron, a comitiva brasileira terá apenas um dia de agenda na Rússia, incluindo um almoço com o presidente do país, Vladimir Putin. Está previsto também um comunicado conjunto. Bolsonaro fará uma visita ao Memorial do Soldado Desconhecido e se reunirá com o líder da Câmara Baixa do Parlamento russo, a Duma. Depois participará de um encontro de empresários dos dois países.

Na quinta-feira, o brasileiro viaja para Budapeste, capital da Hungria, onde se encontrará com o primeiro-ministro Viktor Orbán.