Prédio sede do TRE da Paraíba, em João Pessoa
Divulgação

Serviço

TRE da Paraíba é referência nacional no atendimento ao eleitor por meio de plataformas virtuais

Publicado em 28/06/2022 20h41

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba é exemplo de atendimento ao eleitor por meio de plataformas virtuais, evitando ao máximo, a necessidade dele ter de se deslocar aos cartórios eleitorais para regularizar sua situação ou consultar seus dados cadastrais e de votação. Esse esforço do TSE em facilitar esse meio de atendimento, tem se somado às iniciativas dos próprios Tribunais Regionais Eleitorais no país no sentido de criar novos serviços e aproximar-se dos cidadãos, e neste sentido o TRE da Paraíba é um exemplo com o atendimento via WhatsApp.

Pedro Lima Neto, chefe da Seção de Infraestrutura de Redes do TRE da Paraíba

A importância das plataformas virtuais de atendimento é a de trazer mais comodidade para o eleitor. Com a pandemia a partir de 2020, a evolução acabou se acelerando ainda mais. Temos como exemplo o lançamento do e-Título em 2017, que além de substituir o título impresso, fornece outros recursos que eliminam quase por completo a necessidade do eleitor se dirigir ao cartório eleitoral e resolver questões tais como: emissão de certidões de quitação e crimes eleitorais, consultar situação da inscrição, débitos eleitorais, local de votação, e, além disso, possibilitar também o cadastro do interessado para atuar como mesário voluntário“, destacou Pedro de F. Lima Neto, Chefe da Seção de Infraestrutura de Redes do TRE-PB.

Título Net

De acordo com Pedro Neto, o Título Net foi uma solução criada para atender, a princípio, os eleitores no exterior. Possibilitar seu autoatendimento. Mas, com a chegada da pandemia em 2020, houve a necessidade de ampliar a abrangência para os eleitores também residentes no Brasil, tendo sua utilização cada vez mais crescente e a procura tem aumentado bastante. O Título Net é utilizado para os eleitores solicitarem alistamento eleitoral, atualizar dados cadastrais, regularizar a situação da inscrição e até fazer a transferência do seu domicílio eleitoral.

Depois o Título Net, que trouxe ainda mais facilidades e opções ao eleitor, veio recentemente a adoção, pelo TRE-PB, do atendimento por meio do WhatsApp recentemente no fechamento do cadastro eleitoral visando às Eleições de 2022.

Outra coisa que merece destaque é que as iniciativas têm contribuído com a redução da emissão de papel e a digitalização dos serviços para o cidadão. Hoje você não precisa mais do título em papel, e o documento eletrônico que fica salvo nos celulares pode ser usado até mesmo para embarcar em vôos domésticos por determinação da própria ANAC, só para citar um exemplo prático do uso dessa tecnologia.

Principais plataformas

As principais plataformas de atendimento ao eleitor são o E-Título, que é um aplicativo de celular que pode ser baixado nas principais plataformas como o Apple Store para celulares com iOS ou o Google Play para celulares baseados em Android. Já o Título Net pode ser acessado por qualquer navegador, inclusive do celular, para resolver o que não é possível de ser feito com o aplicativo nativo do smartphone.

Canais de atendimento

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba criou o atendimento via Whatsapp pelo telefone (83) 3512-1500 para facilitar ainda mais a vida do eleitor. O atendimento do fechamento do cadastro eleitoral teve uso massivo dessa iniciativa. Os detalhes podem ser acessados na página do Tribunal em atendimento remoto.