PMJP alerta beneficiários de programas sociais sobre importância da atualização no sistema do Cadúnico
Secom-JP

Serviço

PMJP alerta beneficiários de programas sociais sobre importância da atualização no sistema do Cadúnico

Publicado em 09/04/2023 19h48

O sistema do Cadúnico, porta de entrada para os programas sociais do Governo Federal, está passando por uma manutenção com o objetivo de regularizar os cadastros que identificam a situação financeira e familiar dos beneficiários. Por conta disso, a Prefeitura de João Pessoa alerta aos beneficiários sobre a necessidade de manter o cadastro sempre atualizado, respeitando o tempo limite de dois anos entre as atualizações, ou informando sempre que houver uma mudança na composição familiar.

Atualmente, o sistema conta com 162.881 famílias cadastradas na Capital paraibana. De acordo com a coordenadora do Cadúnico em João Pessoa, Raquel Feitosa, os beneficiários que forem unipessoais precisam atualizar o cadastro, inserindo a composição familiar correta. “Para que o Governo Federal desbloqueie o cadastro, é necessário que a pessoa que está no cadastro unipessoal atualize que a composição familiar está incompleta. Por exemplo, se uma mulher tem o cadastro no bolsa família e o esposo dela também tem, é necessário que venha até o Cadúnico para que a gente unifique esse cadastro”, esclareceu.

As atualizações cadastrais podem ser realizadas na sede do Cadúnico, que fica na Praça Rio Branco, no Centro da cidade, assim como nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do Cristo, Mangabeira, Valentina, Vale das Palmeiras e Cruz das Armas.Para fazer essa atualização, os beneficiários devem apresentar os seguintes documentos: identidade; Cadastro de Pessoa Física (CPF); título de eleitor; comprovante de residência (preferencialmente a conta de energia); certidão de nascimento das crianças da casa; e a certidão de nascimento ou casamento.

Raquel Feitosa também reforçou que os serviços que trabalham com o Cadastro Único estão suspensos em relação à liberação do benefício para os cadastros unipessoais, mas que as outras demandas continuam sendo realizadas. “A atualização está funcionando normalmente, inclusive nos Cras, como também a inclusão de novos usuários no sistema e a liberação do benefício para quem não tem o cadastro unipessoal”, explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora, outros casos ainda estão sendo avaliados e é preciso aguardar as orientações do Governo Federal.

Endereços e contatos:

CadÚnico

Sede: Praça do Rio Branco, no Centro

Horário de atendimento: das 7h30 às 18h

Telefones: 3214-1874, 3214-3600, 9 8161-7479 e 9 8161-2514

Centros de Referência da Assistência Social (Cras):

Cristo

Rua Universitário Rogério Benevides, s/n

Telefone: 3214-4912;

Cruz das Armas

Rua Juiz Domingues Porto, s/n

Telefone: 3214-5494;

Valentina

Rua Francisco Alves Rodrigues, n°28

Telefone: 3237-4680;

Mangabeira

Rua Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha, n°1188

Telefone: 3239-1677;

Vale das Palmeiras

Av. Vale das Palmeiras, s/n

Telefone: 3218-5220