foto---Kleide Teixeira
Kleide Teixeira

Saúde

João Pessoa retoma procedimentos de castração com Castramóvel a partir desta quarta-feira (16)

Publicado em 14/11/2022 09h53

Mais de 6 mil tutores estão inscritos na Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de João Pessoa, para realização de castrações em cães e gatos. Os procedimentos serão retomados a partir desta quarta-feira (16), com o Castramóvel instalado no estacionamento do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Os procedimentos foram suspensos, para manutenção dos equipamentos do Castramóvel. A equipe que faz as cirurgias é formada por um cirurgião médico veterinário, um anestesista e um auxiliar de veterinária. O procedimento dura em média 40 minutos. Os atendimentos são agendados e antes de vir para a cirurgia os animais precisam passar por exames clínicos – um hemograma – que é feito no Centro de Controle de Zoonozes, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Coordenadoria de Bem-Estar Animal, com base na lista de inscritos, entra em contato com o tutor e passa todas as orientações, agendando dia e hora para realização do procedimento. Por dia serão realizados entre cinco e dez procedimentos, para cães e gatos.

O coordenador de Bem-Estar Animal da Semam, Ítalo Oliveira, destacou que os tutores de cães e gatos inscritos para os procedimentos no Castramóvel serão avisados com antecedência, para que possam se preparar, agendando a cirurgia. “Sabemos a importância dessa ação da nossas política ambiental e estamos trabalhando para que todos possam ser atendidos”.

Cadastro – As inscrições para a castração podem ser feitas no link ou acessando o portal da Prefeitura de João Pessoa. Assim que o tutor acessar o site, no lado direito, nos Destaques, é possível encontrar o link com o formulário de inscrição.

Bem-estar Animal – A Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Semam vem promovendo uma série de ações. Esta semana foi iniciada a terceira etapa do programa Banco de Ração. O Unipê (Centro Universitário de João Pessoa) fez a doação de 300 quilos de ração, que foram somados às rações já disponíveis na Semam, que entregou meia tonelada de alimentos para os animais aos protetores independentes cadastrados.