João Pessoa inscreve para cursos gratuitos na área da construção civil foto---Kleide Teixeira
Kleide Teixeira

Emprego

João Pessoa inscreve para 184 vagas de capacitações na área da construção civil

Publicado em 22/07/2022 20h55

A Prefeitura de João Pessoa está trazendo mais oportunidades para quem busca capacitação profissional. O programa Eu Posso Aprender, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) da Capital, em parceria com o Senai Bayeux, está disponibilizando 184 vagas em seis cursos gratuitos no segmento da construção civil. As inscrições acontecem na próxima terça-feira (26), das 8h30 às 15h, na sede do Sine-JP, localizada na Villa Sanhauá. Os interessados precisam ter, no mínimo, 18 anos. Todas as atividades serão presenciais.

Serão quatro cursos básicos: Pedreiro de Reforma Geral, com 36 vagas; Pedreiro de Alvearia, com 18; Pintor de Obras Imobiliárias, com 36; e Assentador de Revestimento Cerâmico, com mais 36. Também terão dois cursos de aperfeiçoamento: Técnicas de Acabamento em Alvenaria, com 18 vagas; e Instalação de Motor de Portão, com 40. Todos serão ministrados na unidade do Senai, em Bayeux.

A capacitação de Pedreiro de Reforma Geral terá carga horária de 200h (aproximadamente três meses), com uma turma pela manhã e outra, à tarde. É preciso ter Ensino Fundamental I completo. A de Pedreiro de Alvenaria será realizada à tarde,com duração total de 220h. O aluno precisa, ao menos, estar cursando o Ensino Fundamental.

Já a de Pintor de Obras Imobiliárias, oferecerá turmas à tarde e à noite, com carga horária de 160h. O requisito escolar mínimo é estar cursando o Ensino Fundamental. A capacitação de Assentador de Revestimento Cerâmico terá vagas para os turnos da manhã e da tarde, com 160h de duração. A exigência é o Ensino Fundamental I concluído.

Aperfeiçoamento – O curso de Técnicas de Acabamento em Alvenaria só terá uma turma à noite, com 100h de duração. Para ele, é necessário ter o Ensino Fundamental I completo, e comprovar certificação na área ou possuir experiência em assentador de cerâmica, pedreiro, mestre de obra ou técnicas de edificações.

O de Instalação de Motor de Portão, por sua vez, terá apenas 20h, e vai acontecer à tarde. Os requisitos são possuir Ensino fundamental I completo, certificado de Eletricista Básico ou de Eletricista Geral (predial, industrial ou segurança eletrônica).

Documentação – Para efetuar a inscrição, é preciso levar cópias do RG e do CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e certificados específicos (no caso dos cursos de aperfeiçoamento). O Sine-JP, local das inscrições, fica na Avenida João Suassuna, 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, próximo à Praça Antenor Navarro, no Varadouro.