foto---- Kleide Teixeira
Kleide Teixeira

Educação

Prefeitura de João Pessoa abre inscrições para o Festival de Aplicativos Code nas escolas municipais

Publicado em 18/10/2023 09h23

A Prefeitura de João Pessoa lançou, nesta terça-feira (17), o edital que torna público o concurso ‘Festival de Aplicativos da Iniciativa Code das Escolas Municipais’. As inscrições são gratuitas e o pré-requisito para participar é ser aluno do Ensino Fundamental II da rede pública municipal de João Pessoa e estar regularmente inscrito no Projeto Code até o dia 6 de novembro, data em que se encerra o período de inscrições.  

Para se inscrever é necessário formar uma equipe e preencher os dados do projeto acessando o formulário disponível no link. Cada equipe deve ainda enviar um vídeo, com no mínimo um e no máximo três minutos, apresentando seu aplicativo. As instruções de como o vídeo deve ser gravado estão descritas no anexo I do edital.  

Também é necessário enviar imagens que mostram diferentes telas do aplicativo, o nome do aplicativo, nome completo dos integrantes da equipe, breve descrição do aplicativo e informar a escola onde estuda e o nome do tutor Code responsável pela equipe, caso tenha. A lista das equipes inscritas será publicada no dia 9 de novembro no site https://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretaria/secitec/.

“O Code é um projeto idealizado pela Secitec, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Devido ao seu sucesso, foram geradas outras iniciativas, como o Festival de Aplicativos que se inicia agora. Este evento tem o objetivo de promover a criatividade dos alunos integrantes do projeto através da construção de aplicativos para dispositivos Android1 na plataforma MIT App Inventor2”, ressaltou o secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos.  

Regras – Cada equipe inscrita pode submeter um aplicativo, implementado com temática livre. Estes não devem possuir conteúdo político, discriminatório ou de cunho sexual. As equipes podem enviar mais de um aplicativo, devendo para tal realizar inscrição e submissão para cada um deles.  

Os projetos devem considerar os seguintes aspectos: apresentação do produto (aplicativo) e completude da solução (aplicativo implementado e funcionando).  

Etapas – O concurso contará com duas etapas: escola e municipal. As escolhas dos finalistas serão feitas por votação popular em ambas as etapas. Na etapa escolar, que ocorre de 11 a 15 de novembro, a comunidade será convidada para votação do melhor aplicativo de cada escola no site.  

Na etapa municipal, realizada de 16 a 20 de novembro, os três aplicativos mais votados de cada escola serão habilitados para participar dessa etapa e a comunidade será convidada para votação do melhor aplicativo no mesmo site da votação anterior. A relação com o nome dos finalistas será divulgada no dia 21 de novembro.  

Premiação – Na etapa escolar serão concedidos certificados de participação para todas as equipes que tiveram suas inscrições homologadas. Já na etapa municipal serão concedidos prêmios aos três projetos mais votados. A premiação será de R$5 mil para cada uma das equipes vencedoras.  

A solenidade de premiação acontecerá no dia 25 de novembro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023, que será realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro Tambauzinho.