Instituto Federal da Paraíba (Foto: IFPB/Divulgação)
Divulgação

Educação

IFPB adere à greve nacional após assembleia em João Pessoa

Publicado em 26/03/2024 15h50

Durante uma Assembleia realizada no Campus do IFPB em João Pessoa, na manhã desta terça-feira (26), foi aprovada por 263 votos favoráveis a adesão dos Institutos Federais da Paraíba à greve nacional dos servidores administrativos e docentes estaduais, programada para iniciar em 3 de abril.

De acordo com o SINTEFPB (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba), o Comando de Greve será organizado após o início da greve, em 3 de abril. O sindicato declarou que considera a greve deflagrada, especialmente após a aprovação em João Pessoa, o maior campus, o que sinaliza a tendência para os demais campi. Até o momento, a greve foi aprovada em 8 campi.

Picuí, Patos, Guarabira, Cajazeiras, Sousa, Campina Grande, Monteiro e João Pessoa são os 8 campi que já aderiram à greve. A votação registrou 263 votos a favor da greve, 15 contrários e 6 abstenções. Outras assembleias de base do SINTEFPB serão realizadas, mas todas as realizadas até agora tiveram uma aprovação massiva.

Os servidores reivindicam a Reestruturação das Carreiras de Técnicos e Docentes, recomposição salarial, revogação de todas as normas aprovadas pelos governos Temer e Bolsonaro, além da recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

A seguir, estão os resultados das Assembleias nos diferentes campi:

  • Campus Picuí: A favor: 35, Contra: 11, Abstenções: 5
  • Campus Patos: A favor: 64, Contra: 0, Abstenções: 6
  • Campus Guarabira: A favor: 35, Contra: 2, Abstenções: 7
  • Campus Cajazeiras: A favor: 72, Contra: 12, Abstenções: 10
  • Campus Sousa: A favor: 63, Contra: 0, Abstenções: 8
  • Campus Campina Grande: A favor: 89, Contra: 4, Abstenções: 0
  • Campus Monteiro: A favor: 54, Contra: 2, Abstenções: 1
  • Campus João Pessoa: A favor: 263, Contra: 15, Abstenções: 6